Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV comemora 22 anos


Cerimônia de Posse dos Novos Coordenadores dos Laboratórios, Conferência, Lançamento Editorial, Exposição Artística e uma animada festa: essas foram as atividades que comemoraram os 22 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), na última quarta-feira, dia 15 de agosto.

A festividade começou com a solenidade de posse dos novos coordenadores dos Laboratórios e dos Representantes dos Trabalhadores no Conselho Deliberativo. Compuseram a mesa de abertura o diretor André Malhão, os vice-diretores Isabel Brasil e Sérgio Munck e ainda Luís Fernando Ferreira e Arlindo Fábio Gomes, ambos fundadores da Escola.

Teve início, então, a conferência ‘O Arcaico e o Moderno no Brasil’, proferida por André Bueno, professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O palestrante fez um resumo crítico da formação do Brasil moderno, destacando os impasses do que chamou de ‘modernização conservadora’. Ele falou, por exemplo, sobre a transição da sociedade escravocrata para a urbana de classes, apontando como a liberdade dos escravos não significou uma sociedade livre. “Livre do açoite da senzala, preso na miséria da favela”, caracterizou, fazendo referência a um samba da Mangueira. André fez referência direta ainda a outros momentos importantes da história brasileira, como, a implantação da 1ª República e o Golpe de 64.

O principal mote da conferência foi o choque entre o arcaico e o moderno, presente em toda a História do Brasil. André Bueno criticou ainda os movimentos artísticos e culturais contemporâneos que, segundo ele, são monotemáticos e exploram a violência e a brutalidade como única esfera do real. Além disso, o professor apontou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra como a mais expressiva força civilizatória dos dias atuais, capaz, inclusive de construir conhecimento coletivamente nos seus cursos e instituições de ensino.

Após a palestra, aconteceu, no saguão do Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, o lançamento do livro ‘Debates e Síntese do Seminário Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo’, primeiro número da série ‘Caderno de Debates’, editada pela EPSJV. O livro traz encartados dois DVDs com trechos das conferências e debates do Seminário ‘Fundamentos da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo’, realizado no ano passado. Para que possam ser utilizados como material educativo, apoiando a formação de trabalhadores e docentes, os DVDs foram editados a partir de cinco grandes temas: ‘Sociedade Capitalista Contemporânea’, ‘Brasil de hoje Economia’, ‘Brasil de hoje Política’ ‘Conhecimento, Ciência e Tecnologia’ e ‘Educação e Escola’.
Terminado o lançamento, alunos, professores, pesquisadores e funcionários da Escola se reuniram no pátio circular para cantarem ‘parabéns’ para a EPSJV — com direito a bolo — e dar início à festa, animada pelo Dj André da Lagoa.

Durante todo o dia, ficaram expostas no pátio, produções artísticas de trabalhadores da EPSJV, entre elas fotografias, poesias e peças artesanais. “A comemoração foi um sucesso. Essas atividades sintetizam duas das grandes forças presentes dentro da Escola: o espírito critico e a união”, opinou Thatiana Victória de Moraes, aluna do 2º ano do Ensino Médio Integrado.