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EPSJV debate fundamentos da educação escolar

O diretor André Malhão, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e os organizadores do seminário Julio Lima e Lucia Neves na abertura do evento
O diretor André Malhão, o presidente
da Fiocruz, Paulo Buss, e os organizadores
do seminário Julio Lima e Lucia Neves na
abertura do evento

O professor Cláudio Gomes traz questões à mesa composta por Miriam Limoeiro e Roberto Romano e mediada por Isabel Brasil
O professor Cláudio Gomes traz questões à
mesa composta porMiriam Limoeiro e
Roberto Romano e mediada por Isabel Brasil

Quase duas décadas após a realização do Seminário Choque Teórico, um importante encontro para a construção da Escola Politécnica, foi promovido o Seminário Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo, como parte das comemorações dos 20 anos da unidade, fundada em agosto de 1985. Com o objetivo de definir diretrizes político-pedagógicas para a prática docente e de pesquisa da Escola, especialmente considerando a organização da Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde, o evento ocorreu de 3 a 5 de maio na EPSJV.

Reunindo intelectuais de renome nacional e internacional - como a socióloga Miriam Limoeiro Cardoso, o filósofo Roberto Romano, os economistas Leda Paulani e Márcio Pochmann, o filósofo Carlos Nelson Coutinho (que teve seu depoimento exibido no telão), a historiadora Virgínia Fontes e os filósofos e educadores Antônio Joaquim Severino e Gaudêncio Frigotto - o Seminário trouxe discussões sobre os temas abordados em artigos assinados por estes intelectuais no livro homônimo, publicado pela Editora Fiocruz.

Nas diversas análises, verificou-se um ponto crucial de convergência no pensamento destes estudiosos: a crítica ao neoliberalismo e à sua influência sobre os diversos setores da sociedade brasileira. Como resposta a este modelo econômico e seus impactos políticos, sociais e culturais, os palestrantes apontaram para a importância de uma educação escolar emancipatória voltada para construção científica, técnica e ético-político de subjetividades comprometidas predominantemente com a transformação das relações de desigualdades vigentes no Brasil Contemporâneo.

Esta é uma das diretrizes traçadas durante o evento, com base nos textos publicados e nas discussões ocorridas, que estão sendo sistematizadas pelos organizadores do livro, para divulgação em breve.