Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV marca presença na Cúpula dos Povos

Escola Politécnica realiza atividades e promove visita de estudantes no Aterro do Flamengo.
Viviane Tavares - EPSJV/Fiocruz | 02/07/2012 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

"Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho". Em sua publicação Educação na Cidade, de 1991, Paulo Freire, mostrou que para ter uma educação completa é preciso contextualizar, despertar o questionamento, construir conjuntamente. É este um dos papéis da escola que não apenas quer formar estudantes e sim transformá-los em cidadãos conscientes. Durante a Cúpula dos Povos, de 15 a 22 de junho, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu diferentes atividades no Espaço Saúde, Ambiente e Sustentabilidade, organizou uma visitação dos estudantes no espaço montado no Aterro do Flamengo para que eles conhecessem de perto diferentes movimentos sociais e suas lutas.

O professor-pesquisador Marcelo Coutinho compartilha com a ideia de que a vivência dos alunos em eventos como este é de extrema importância para a compreensão de questões que transcendem a sala de aula. "Este tipo de ação enriquece e amplia as discussões dentro e fora do espaço escolar. Os alunos presentes na Cúpula dos Povos puderam conhecer outros países, interagir com pessoas e culturas diferentes. Na EPSJV nós queremos formar alunos para outras realidades", explicou.

A estudante Rakel Vieira de Souza, do segundo ano do curso de análises clínicas, disse que em sua participação na Cúpula dos Povos teve experiências únicas. "É muito legal ver como os indígenas preservam a cultura que também é nossa. Além disso, é muito interessante ver essa diversidade", contou entusiasmada.

O professor-pesquisador Alexandre Pessoa, também um dos responsáveis por atividades da escola na Cúpula dos Povos como o debate ‘Os Grandes Empreendimentos e Seus Impactos Socioambientais e à Saúde: Os Casos TKCSA, Comperj e Porto do Açu' e o encontro ‘A Luta da Favela pela Saúde Ambiental: Pela Participação Popular nos Comitês de Sub-bacia da Baía de Guanabara', em um dos seus discursos, ressaltou a importância da EPSJV promover e apoiar iniciativa como estas. "Reconheço o papel importante das instituições no apoio aos movimentos e na promoção de atividades que debatam assuntos à margem da grande mídia. As instituições têm de andar junto aos movimentos sociais somando conhecimento e forças em defesa das justiças sociais", comentou.

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, presente na atividade promovida pela escola sobre a TKCSA, na qual os pesquisadores Hermano Albuquerque de Castro da Ensp/Fiocruz, Alexandre Pessoa Dias da EPSJV/Fiocruz e a bióloga Mônica Lima, da Uerj receberam a medalha Pedro Ernesto do vereador Eliomar Coelho (PSol), comentou sobre a presença da Fiocruz, especialmente da EPSJV, nas atividades da Cúpula dos Povos e ressaltou a importância de uma instituição de ensino nestas lutas. "Recebemos os apelos dos movimentos sociais como um chamado. Precisamos sempre lutar para que a produção acadêmica possa ser feita com liberdade", defendeu.

A estudante Rebecca de Abreu do curso de análises clínicas da EPSJV falou que o que mais chamou a atenção foi que os assuntos que estavam sendo debatidos no espaço Saúde, Ambiente e Sustentabilidade já tinham sido apresentados em atividades na escola. "Muitos assuntos já eram familiares da gente, além disso, com esta visitação aqui podemos ver a dimensão disso e como muitos problemas são comuns e afetam muitas pessoas", refletiu.

Para discutir os temas da Cúpula dos Povos na Rio+20, a EPSJV promoveu o Ciclo de Debates ‘Quem sustenta o desenvolvimento sustentável? ao longo do primeiro semestre para debater previamente diversos assuntos e apresentar diferentes movimentos sociais para alunos e professores.

André Burigo, professor - pesquisador da EPSJV e um dos responsáveis pelo debate "Impactos dos Agrotóxicos na Saúde e no Meio Ambiente" comentou a importância da EPSJV em bandeiras tão importantes como a luta contra o agrotóxico. "Um dos grandes desafios da Cúpula dos Povos foi a conquista da unidade das organizações e movimentos , e o apoio à campanha nacional contra os agrotóxicos conseguiu um grande marco em relação a isso. Com a campanha já conseguimos engajar muitas representações importantes como, por exemplo, a Abrasco, que abraçou a causa", refletiu.

tópicos: