Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV torna-se sede da Rede Internacional de Técnicos em Saúde

Ena Galvão (SGTES/ MS), Alcira Castillo (ESP/ Costa Rica), Paulo Buss (Fiocruz), Silvina Malvárez (Opas-WDC) e André Malhão (EPSJV/ Fiocruz) em solenidade de transferência oficial da Rets
Ena Galvão (SGTES/ MS), Alcira Castillo (ESP/ Costa Rica), Paulo
Buss (Fiocruz), Silvina Malvárez (Opas-WDC) e André Malhão
(EPSJV/ Fiocruz) em solenidade de transferência oficial da Rets
U

m ano após ter sido credenciada como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS), em reconhecimento oficial obtido em 5 de agosto de 2004, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade da Fiocruz, tornou-se sede da Secretaria Executiva da Rede Internacional de Técnicos de Saúde (Rets), na cerimônia que ocorreu no dia 8 de setembro, durante a visita de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) à instituição. Além da transferência da Secretaria Executiva da Rets - da Escola de Saúde Pública da Costa Rica para a EPSJV —, os representantes da Opas participaram de reuniões de trabalho, nos dias 8 e 9 de setembro, com membros da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, da Cooperação Internacional e da direção da Politécnica, com o objetivo de discutir as bases para a elaboração de um Plano de Desenvolvimento de Técnicos em Saúde e Agentes Comunitários em Saúde.

O grande desafio da nova sede da Rets será a renovação e ampliação da Secretaria Executiva da Rede, desativada desde 2001. Criada em uma reunião ocorrida no México, em 1996, entre representantes de instituições formadoras de técnicos de Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba e México, a Rets tem como missão principal consolidar o trabalho em rede como uma metodologia para a ação no desenvolvimento de projetos dinamizadores elaborados a partir da definição de áreas críticas de preocupação comum entre os membros que hoje totalizam 21, entre países dos continentes americano e africano, além de Timor Leste e Portugal.

Entre os novos projetos previstos para a reestruturação da Rets, estão a criação de um site e de uma revista trimestral bilíngüe, em espanhol e português. Já os projetos relacionados à cooperação internacional envolvem a elaboração de material didático para apoio dos processos de formação de docentes e profissionais da saúde; desenvolvimento de estudos técnico-científicos sobre esta área; e a realização de um Fórum Internacional de Educação de Técnicos em Saúde, em conjunto com o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e o 11º Congresso Internacional de Saúde Pública.

Para a EPSJV, a transferência da Secretaria Executiva da Rets constitui-se como um dos marcos de iniciativas da Escola enquanto centro colaborador. 'É estratégico estarmos à frente deste processo de articulação de diversas instituições e organizações relacionadas à formação de técnicos em saúde, devido à possibilidade de fomento das nossas ações de cooperação e estímulo à produção de conhecimento sobre esta área de formação, subsidiando a formulação de políticas de educação, trabalho e saúde das regiões da América Latina e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops)', ressalta a coordenadora da Cooperação Internacional da Escola, Anamaria Corbo.

A visita também teve como objetivo a reunião de trabalho sobre o Programa Ampliado de Livros Textos (Paltex), que ocorreu no dia 6 de setembro. Numa programação que se realizou ao longo do dia, os representantes da Opas e membros da direção definiram um grupo de trabalho para a seleção de textos e materiais de instrução em português e estabeleceram um plano de trabalho inicial. Desenvolvido na EPSJV, com o nome Série Trabalho e Formação em Saúde, este é um projeto para a formação crítica e qualificada dos profissionais de nível médio que trabalham na saúde pública.