Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Equipe do Proformar é homenageada em Brasília

Profissionais homenageados na solenidade da Funasa. Foto: Edmar Chaperman/Funasa
Profissionais homenageados na solenidade da Funasa
Foto: Edmar Chaperman/Funasa

No dia 10 de novembro, em Brasília, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) homenageou o Estado de Rondônia por sua atuação destacada no Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar). O Estado foi o primeiro a habilitar todos os núcleos de apoio docente, atingindo a cobertura de 100% dos municípios. Possui também um dos maiores índices de alunos formados do país, superando todas as dificuldades operacionais que a dispersão geográfica representa.

Foram homenageados entre outros, a Gerente Estadual do Programa, Lindalva Coutinho de Queiroz, o Gerente da Regional Norte I, Maurício De Seta (EPSJV), e o Coordenador Geral do Programa, Carlos Eduardo C. Batistella (EPSJV). A cerimônia, realizada no auditório da Funasa, reuniu o presidente da Fundação Nacional de Saúde, Paulo de Tarso Lustosa; a coordenadora nacional do Proformar/ Funasa, Jurema Fonseca; o vice-diretor de Desenvolvimento Institucional da EPSJV, Sergio Munck - representando a Fiocruz e a Escola - ; o coordenador-geral de Recursos Humanos, Carlos de Sena; a chefe da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde, Luiza Mello; e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB/RO).

Durante o evento, foram apresentados ainda o relato de Esther Gantier, sobre a experiência como Tutora de Ji - Paraná, em Rondônia, o testemunho de Levi de Souza, aluno do município de Urupá, além de um poema sobre o Proformar, escrito pelo aluno Antonio dos Santos, da Core/PB, e recitado por Paulo Vieira (Core/MA). A cerimônia foi encerrada com a entrega de diplomas aos homenageados.

O Proformar é resultado de uma parceria entre a Funasa, a EPSJV/ Fiocruz, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS), a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETES/MS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que conta ainda com o apoio de estados e municípios, e do programa Educação a Distância da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e do Canal Saúde.