Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola inicia curso noturno

A partir de 21 de fevereiro, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio começa a ter atividades no turno da noite. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a EPSJV abriga o Programa de Aumento de Escolaridade (PAE), dedicado à educação de jovens e adultos das comunidades vizinhas ao Campus Fiocruz.

Cerca de 90 estudantes estão distribuídos em três turmas, formadas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos. As aulas serão ministradas das 18h às 21h, de segunda a sexta-feira.

O início do PAE nas dependências da Escola é uma prévia da rotina que a EPSJV pode vir a ter futuramente. Há a perspectiva de as aulas do Programa de Ensino Fundamental (PEF) e do Programa de Ensino Médio (PEM), voltados para trabalhadores da Fiocruz, sejam ministrados em períodos noturnos. 'Sendo um espaço público, a escola tem como projeto ampliar o aproveitamento de sua estrutura', diz a coordenadora pedagógica do PEF e PEM, Ignez Siqueira.

Seguindo a proposta de ampliação do nível de conhecimento associada a ações sociais, a EPSJV recomeçou, também em fevereiro, as atividades nas comunidades de Manguinhos, em parceria com a Cooperativa dos Trabalhadores do Complexo de Manguinhos (Cootram). 'Eu acredito muito na educação. O conhecimento possibilita uma maior compreensão da realidade. Assim, as pessoas poderão atuar mais conscientemente, enquanto cidadãos, participando de uma forma mais ativa na sociedade', diz Ignez Siqueira.