Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica ministra curso na África

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio promoveu de 25 de outubro a 8 de novembro, o Curso de Atualização de Desenvolvimento Pedagógico na Área de Gestão em Saúde, em Luanda, capital da Angola. As aulas fizeram parte do Programa de Apoio à Capacitação de Recursos Humanos em Saúde nos Países Africanos de Língua Portuguesa e Timor Leste, desenvolvido pela Fiocruz.

O curso foi coordenado pela professora Albertina Mattos, do Laboratório de Educação Profissional em Gestão em Saúde da Escola e visa levar reflexões, propostas pedagógicas e fundamentos teóricos na área de Gestão em Saúde para os profissionais do sistema de saúde angolano. Entre as atividades propostas pelo curso, estiveram a Oficina de Planejamento, que buscou a elaboração de ações que viabilizem a criação do Núcleo de Apoio a Formação Profissional em Saúde.

A coordenadora destaca que, além da contribuição efetiva da Escola Politécnica na organização do sistema de saúde, 'este é um momento ímpar e uma contribuição para o fortalecimento da missão desta Escola, enquanto instituição colaboradora da OMS'.

Membro da comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), a República da Angola esteve assolada, por 25 anos, em uma guerra civil que, segundo dados da OMS, contribuiu para intensificar as precárias condições médico-sanitárias às quais está submetida a maior parte da população. O programa de Cooperação Internacional da Fiocruz pretende contribuir para o processo de reestruturação e para a melhoria da realidade deste e de outros países.