Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Especial sobre as manifestações analisa questões que estão nas ruas

Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de todo o país. E as manifestações apresentam diversos clamores: saúde, educação, mobilidade urbana, violência são alguns deles. Em resposta a isso, a presidente da República, Dilma Rousseff, em pronunciamento nesta última segunda-feira,dia 22 de junho, apresentou cinco propostas.
Cátia Guimarães - EPSJV/Fiocruz | 24/06/2013 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

Parte destas propostas estão sendo analisadas neste especial ‘Eco das Manifestações', com comentários de diferentes pesquisadores, técnicos e militantes, como o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara , que pondera sobre a proposta do governo de destinação dos recursos dos royalties de petróleo para a área e compara com a resposta imediata da Câmara à população na última terça-feira , dia 23 de junho, por conta do projeto de lei votado na Casa que pode significar mais R$ 280 bilhões para a educação.

A presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Ana Maria Costa, analisa a situação da saúde. Para ela, as propostas da presidente não são essenciais para os problemas do Sistema Único de Saúde, e este é o momento oportuno para que as massas passem a se apropriar do debate da saúde pública como um direito.

Fernando Macdowell , engenheiro de transportes e ex-diretor do Metrô Rio, apresenta a questão da reforma urbana e o problema crítico de transporte no Brasil. Segundo o engenheiro, a estratégia de transporte necessita de um estudo mais aprofundado antes da defesa de algum modelo ou tecnologia, como apontado por Dilma.

Além disso, a série traz também debates já realizados pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) em outras ocasiões, que agora aparecem mais do que atuais, e fazem coro ao grito das manifestações.