Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Exposição homenageia momento histórico que antecedeu e propiciou a criação do Poli


E

ntre as diversas atividades que integraram a programação cultural da comemoração dos 20 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, a exposição 'Politécnico da Saúde: uma conquista da democracia' destacou-se por homenagear o momento histórico que antecedeu a criação da instituição, fundada em 19 agosto de 1985.

Com curadoria de André Vianna Dantas, Carlos Fidélis da Ponte, José Roberto Franco Reis, Maria Amelia Costa, e colaboração da Casa de Oswaldo Cruz, a mostra reúne fotos e textos que ilustram fatos ocorridos durante os chamados anos de chumbo, desde 1964, até o momento de transição para a reabertura política, em 1985.

A opção por retratar o momento anterior à fundação da EPSJV justifica-se pelo amplo e rico material recolhido durante a fase inicial da pesquisa do livro sobre a história da Escola, que está sendo desenvolvido pelos curadores e outros assistentes de pesquisa.

'Tendo em vista a perspectiva de analisar a trajetória da Instituição como um ponto de entrecruzamento de diversos caminhos, onde se observam as marcas e a atuação de diferentes linhas de força, incorporamos em nosso trabalho a abordagem de contextos sociais mais amplos, buscando ultrapassar o espaço da Escola, na tentativa de identificar as circunstâncias, os atores e os processos históricos com os quais ela vem dialogando ao longo desses 20 anos', fundamentam os curadores, no texto de apresentação da exposição.

A mostra está em cartaz no pátio circular da EPSJV (Av. Brasil, 4365, Manguinhos - Entrada também pela Av. Leopoldo Bulhões).