Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Palestra discute as novas estratégias da burguesia no Brasil

Na última terça-feira, 26 de junho, os alunos de Pós-graduação em Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) receberam André Silva Martins, doutor em Educação pela UFF e professor-adjunto da Faculdade de Educação da UFJF, para a palestra ‘Burguesia e Nova Sociabilidade no Brasil’. “O assunto abordado envolve fundamentos e conceitos discutidos na disciplina ‘Políticas Sociais de Educação e Saúde’ e enriquece o debate que temos em sala de aula”, explica Lúcia Neves, responsável pelo evento e pela disciplina.

O tema abordado é parte da tese de doutorado do professor, realizada a partir da pesquisa desenvolvida pelo Grupo Coletivo de Estudos sobre Políticas Educacionais, da Fiocruz, do qual ele faz parte. Baseado em seu trabalho, André Martins explicou a noção de sociabilidade e apresentou um panorama histórico sobre as ações da burguesia para modelar e fazer valer a sua idéia de sociabilidade.

Trazendo a discussão para a nossa realidade, André falou sobre os atuais mecanismos usados pela classe burguesa no Brasil para implantar a ‘nova sociabilidade’. Um exemplo apontado pelo palestrante é a idéia de Responsabilidade Social que, segundo ele, é um movimento difundido pela burguesia para mudar o tipo de intervenção dos empresários na sociedade. Isso porque, se antes eles atuavam apenas na esfera econômica, agora pretendem implementar também uma ‘nova cidadania’, que é parte do princípio da ‘nova sociabilidade’. “Espero que tenha contribuído para o entendimento de movimentos que acontecem no país sem que suas raízes e propósitos sejam claros, como é o caso do voluntariado e do incentivo à ação solidária”, disse.

Na avaliação de Diego Queiroz, aluno da pós-graduação, o professor proporcionou uma aula enriquecedora. “A palestra foi mais do que uma exposição de idéias e teorias: os argumentos apresentados nos estimulam a pensar o que é feito para mudar e instaurar uma nova organização social”, confirma.