Entre setembro de 2011 a maio de 2012, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venânicio (EPSJV/Fiocruz) confirmou mais uma vez o seu papel de cooperação no campo da Educação profissional em Saúde. Em parceria com o Instituto Nacional de Saúde do Peru e da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a escola participou da realização do primeiro Curso de Especialização de Biossegurança em Saúde.
Desenvolvida no âmbito da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e parte do Plano Estratégico Quinquenal da Rede de Institutos Nacionais de Saúde da Unasur (Rins/Unasur), o curso foi ministrado pelos professores-pesquisadores Silvio Valle e Paulo Roberto de Carvalho, ambos do Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais em Saúde (Latec), da EPSJV, além de mais nove docentes ligados à Biosegurança da ENSP e do IOC.
Participaram da turma 33 profissionais do INS, um representante do Instituto Nacional de Higiene y Medicina Tropical Leopoldo Izquieta Perez, do Equador, e um representante do Instituto Nacional de Laboratorios de Salud Dr. Nestor Morales Villazón (INLASA), da Bolívia.
Na ementa do curso estavam assuntos relacionados aos riscos a que os profissionais estão expostos, mecanismos de avaliação, controle, vigilância, além da prevenção de riscos. O professor-pesquisador Paulo Roberto, que ministrou a disciplina Boas Práticas de Laboratório, ressaltou a interação dos participantes. "Como tínhamos profissionais de diversos países, a troca de experiência e realidade distintas possibilitou um aprendizado mais plural e rico", lembrou.
Silvio Valle ressaltou ainda que o Peru está vivendo um momento particular na engenharia genética e que este curso possibilitou a introdução ao assunto para os profissionais. "O país está iniciando os estudos para trabalhar com os transgênicos e não têm muita familiaridade com o tema", explicou. Silvio Valle comentou ainda que hoje a competência de regular os transgênicos no país é do Ministério do Meio Ambiente e que há possibilidade de articulação entre este órgão e a EPSJV em um futuro próximo para discussão e aprofundamento do tema.
Além das aulas, a Escola Politécnica também concedeu à biblioteca do INS publicações que têm como temática a biossegurança. Entre eles estão a série produzida pela escola Conceitos e Métodos para formação de profissionais em laboratórios de saúde e os livros Biossegurança de A a Z de Marco Antonio Costa e Maria de Fátima Barroso, Biossegurança de OGM: Uma visão integrada , organizado por Marco Antonio F. da Costa e Maria de Fátima Barrozo da Costa, Entendendo a Biossegurança, de Marco Antônio e Maria de Fátima Barroso da Costa, Biossegurança Geral, de Marco Antonio Costa e Maria de Fátima Barroso, B iossegurança em Engenharia Genética - Regulamentação em 4 Idiomas , de Silvio Valle e Yara Barreira e Biossegurança em Biotérios, de Silvio Valle, Etelcia Molinaro e Joel Majerowicz.