Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Proformar capacita mais 132 tutores

Grupos de coordenadores da Escola Politécnica no Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar) capacitaram 62 tutores na região Norte e 70 no Ceará, de 10 a 17 de agosto. Na oficina realizada no Nordeste, houve incursões em três favelas de Fortaleza. No Amazonas, as atividades foram desenvolvidas na zona leste de Manaus, onde a malária representa um grave problema, somado à ausência de saneamento básico.

A capacitação de tutores é uma das etapas do Programa. Nela, além do aprendizado teórico, há simulações do trabalho de campo nas comunidades. Nesta etapa, os alunos são levados a realizar um diagnóstico das condições de vida e situação de saúde de territórios selecionados.

Com o objetivo de formar trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde, das instâncias federal, estaduais e municipais em âmbito nacional, o Proformar possui uma estrutura de curso dividida em três Unidades de Aprendizagem que são subdivididas em módulos. Por meio do ensino presencial e a distância, o Programa pretende estabelecer uma estreita relação entre a teoria e a prática, o ensino e os serviços e a escola e a comunidade.

Implantado em 25 estados brasileiros, o Proformar possui cerca de 3.500 alunos em curso. Segundo o coordenador geral Carlos Eduardo Batistella, há a expectativa de se capacitar, até o fim de 2004, cerca de 550 tutores. 'Também estamos para confirmar datas em Caldas Novas e Florianópolis', garante o coordenador.