Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Provoc amplia atuação nas escolas públicas de Manguinhos

Alunos do Programa durante a 10ª Jornada de Vocação Científica, ocorrida em abril de 2005, na EPSJV
Alunos do Programa durante a 10ª Jornada de Vocação
Científica, ocorrida em abril de 2005, na EPSJV

No ano em que completa duas décadas de existência, o Programa de Vocação Científica (Provoc) firmará mais um convênio, que vai beneficiar as comunidades vizinhas ao campus da Fiocruz. O órgão a associar-se ao Provoc é o Centro de Cooperação e Atividades Populares (Rede CCAP), uma ONG que atua nas comunidades do complexo de Manguinhos. O novo convênio visa consolidar e ampliar a participação de estudantes do Ensino Médio, moradores dessas comunidades, no Provoc, possibilitando-os ter acesso à iniciação científica.

Desde 1986, o Provoc - um dos programas pioneiros na história da EPSJV - promove a iniciação científica de alunos de Ensino Médio de escolas particulares e públicas, em diferentes áreas de pesquisa em saúde, como Biomédica, Saúde Pública, História e Filosofia da Ciência. Em 2001, quando foi iniciado o convênio com o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), o Provoc ampliou suas atividades para as comunidades do Complexo da Maré.

A partir de 2003, alunos de escolas públicas de Manguinhos passaram a participar do Programa, atuando no desenvolvimento da pesquisa 'Laboratório Territorial de Manguinhos', que integra o Projeto de Desenvolvimento Local Integrado Sustentável (DLIS), da Escola Nacional de Saúde Pública, uma das unidades da Fiocruz.

Já o novo convênio reorganizará a inserção dos alunos das escolas públicas de Manguinhos. O processo de seleção ocorrerá anualmente e compreende entrevista, preenchimento de questionários, redação, parecer dos professores e análise do rendimento escolar do aluno.

A Rede CCAP realizará a pré-seleção dos alunos candidatos, encaminhando-os, posteriormente, à EPSJV para seleção final.

Os estudantes selecionados serão inseridos nos diversos laboratórios da Fiocruz, onde acompanharão o desenvolvimento de uma pesquisa sob a orientação de um pesquisador durante um ano, concluindo assim a primeira etapa do programa, denominada 'Etapa Iniciação'.

Logo após, na 'Etapa Avançada', os alunos que se destacarem e demonstrarem interesse pela pesquisa permanecerão por mais 18 meses desenvolvendo seus próprios projetos sob a orientação de um pesquisador.