Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Seminário discute desafios da gestão em saúde

Entre reencontros, debates e depoimentos, reflexões acerca da atuação do técnico em gestão em saúde marcaram os dois dias do seminário Novos Desafios na Gestão em Saúde no Nível Médio. O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de setembro, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, com a finalidade de esclarecer aos alunos esta área de gestão. As perspectivas do mercado de trabalho e a inserção desse profissional nas unidades de saúde foram algumas das abordagens do seminário.

O seminário contou com a participação de Paulo Farias, chefe da Divisão de Patologia do Instituto Nacional do Câncer, Paulo Eduardo Xavier Mendonça, assessor de planejamento do Hospital Universitário da UFRJ, que destacaram a importância deste técnico na estrutura da gestão hospitalar e descreveram as atividades por estes desempenhadas.

Além de diretores de hospitais, ex-alunos do curso da EPSJV compartilharam suas experiências profissionais e caracterizaram o momento do estágio como fundamental para a aprendizagem prática. Foi o caso da ex-aluna Michele Machado Meireles, que concluiu o curso em 2003 e hoje trabalha no Instituto de Pesquisa Evandro Chagas. Para ela, 'o momento do estágio, a circulação por vários setores do hospital, tudo isso dá um conhecimento ainda maior. Por isso é importante levar este momento com seriedade, pelas chances de mercado. Há espaço para o técnico em gestão e isso só depende da gente'.

A coordenadora e professora do Curso de Gestão em Serviços de Saúde, Ana Lúcia Abrahão, destacou a participação dos atuais alunos no seminário através da apresentação de trabalhos sobre inovações na gestão em saúde. 'Na verdade, o seminário é para os alunos e feito por eles. Participaram apresentando métodos e tecnologias que a gerência em saúde se apropria hoje', lembra.

Como dificuldade que deve ser superada na gestão em saúde, Abrahão referiu-se ao mercado de trabalho, que não absorve esta mão-de-obra técnica, ainda que haja o reconhecimento e a valorização desses profissionais. 'Construir o lugar do técnico em gestão em serviços de saúde no mercado e produzir um campo de conhecimento que seja específico do nível médio, elaborando material didático e referências bibliográficas, são desafios', destaca a professora.