Desde o último dia 25, pacientes que tiveram covid-19 precisam esperar 10 dias após a recuperação da doença para poder doar sangue. Antes, o prazo era de 30 dias. A atualização foi publicada em uma nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A espera de 10 dias vale para os pacientes com sintomas leves e moderados. Para os assintomáticos, o prazo deve ser observado com base na data da coleta do exame. Aqueles que tiveram contato com pessoas que testaram positivo devem esperar sete dias após o último dia de contato.
Segundo o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim, a atualização “ajudará muito”. Em suas palavras, “considerando o número gigantesco de casos da variante ômicron que tivemos no Rio de Janeiro e no Brasil, isso vai ajudar bastante. As pessoas não precisam mais esperar 30 dias. Então, a gente confia que isso vai ser realmente uma melhora importante” nos bancos de sangue.
Amorim explica que as campanhas para atrair doadores estão ocorrendo em diversas plataformas, desde as mais tradicionais, como doadores, até as redes sociais e aplicativos de transporte, por exemplo. Neste último, o diretor firma que estão sendo estabelecidas parcerias com esses aplicativos para que os usuários tenham desconto no deslocamento. "A gente acredita que isso é uma coisa que pode ter muito impacto na atração dos doadores.”
Durante a pandemia, houve queda de até 50% no número de doações em algumas regiões do Brasil / Rodrigo Nunes / MS
É importante destacar que todas as medidas de segurança contra a covid-19 continuam em vigência no Hemorio, como o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. Amorim recomenda que os doadores podem marcar data e hora para a doação.
“Isso aumenta muito a segurança, as pessoas permanecem menos tempo na rua, podem se programar para pegar o transporte coletivo na hora que seja mais conveniente, faz com que tenham menos pessoas no Hemorio e fica mais fácil de garantir o distanciamento social”, afirma. O agendamento pode ser realizado pelo telefone 0800-2820-708 ou pela plataforma disponibilizada pela Prefeitura, onde também é possível obter outras informações.
Edição: Vivian Virissimo
Por: Leonardo Couto