Uma câmera acompanhou quatro profissionais do magistério durante um dia de trabalho. O resultado foi o filme ‘Carregadoras de sonhos’, encomendado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (Síntese), que será exibido e debatido no próximo dia 13 de outubro, às 9h, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Participarão do debate o diretor do filme, Deivison Fiúza, a presidente do Sintese, Ângela Maria de Melo, e o diretor Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe) e professor co colégio Pedro II, Tarcisio Motta de Carvalho. A mediação será de Virgínia Fontes, professora-pesquisadora da EPSJV e da UFF.
O debate sobre integra os ‘Colóquios de Ciência e Política’, um ciclo de palestras mensais comemorativas dos 25 anos da EPSJV. Este mês, no entanto, o evento foi pensado também como comemoração do dia do professor.
‘Carregadoras de sonhos’ é desdobramento de uma pesquisa qualitativa realizada pelo Sintese sobre as condições de trabalho dos professores no Sergipe. Foram identificados, entre outros, problemas relacionados ao transporte, à alimentação e às condições pedagógicas das escolas. O filme não é baseado em entrevistas: com um roteiro que utiliza elementos de ficção, a equipe de produção registrou, durante 15 dias, a rotina de quatro professoras do interior de Sergipe. E traçou um retrato que serve à educação brasileira.
A exibição e o debate do filme acontecerão no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV. O debate, a partir das 10h45, será transmitido ao vivo pelo site da Escola (www.epsjv.fiocruz.br).
Comentários
Parabéns pelo excelente