Formar profissionaisda educação básica que atuam nas escolas do campo do extremo Sul da Bahia para o aprofundamento das bases teórico-metodológicas que fundamentam as práticas de educação e suas relações com o trabalho e a agroecologia;
Contribuir para a consolidação do conhecimento e das práticas de agroecologia nas escolas do campo;
Constituir espaços de estudo e reflexão sobre as relações entre Trabalho-Educação-Agroecologia sob a perspectiva de suas determinações e implicações históricas e pedagógicas;
Potencializar uma ação docente crítico-emancipatória, em contraste com a racionalidade utilitarista instrumental.
A estrutura e funcionamento do curso terá como base a Pedagogia da Alternância,a partir dos fundamentosda Educação do Campo. O curso será dividido, portanto, em 4etapas de Tempo Escola e 3 etapas de Tempo Comunidade, potencializando a relação teoria e prática, os estudos de realidade e o colocar-se do sujeito histórico no mundo. Em ambos os Tempos serão realizados ensino, pesquisa epráticas pedagógicas diversas.
Aos estudantes que cumprirem os requisitos do Regulamento de Ensino da EPSJV será outorgado o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização.
Alexandre Pessoa Dias
Marcela Alejandra Pronko
Ser professor, educador, coordenador pedagógico ou gestor escolar em uma das escolas do campo do extremo sul ou baixosul da Bahia;
Ser educador da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Bruneto e desenvolver práticas pedagógicas vinculadas aos professores da escolas do campo.