Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EdPopSUS

 

APRESENTAÇÃO

O curso de Educação Popular em Saúde, o EdPopSUS, é uma das estratégias de implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (Pneps-SUS) que, desde 2013, vem formando trabalhadores, principalmente Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias, e lideranças comunitárias para atuarem nos territórios de atenção básica à saúde na construção do direito à saúde e do cuidado integral.

De 2013 a 2018 foram ofertadas duas edições do curso com financiamento do Ministério da Saúde. A primeira foi coordenada pela Escola Nacional de Saúde Sérgio Arouca (Ensp) e a segunda pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Com as duas edições foram formados mais de 20 mil trabalhadores e lideranças comunitárias em 16 estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Roraima) e no Distrito Federal.

No final de 2023, com a retomada da Pneps-SUS, teve início a construção da terceira edição do EdPopSUS, conduzida pela Coordenação Político Pedagógica (CPP) composta pela equipe da EPSJV, representantes do Ministério da Saúde e articuladores nacionais do projeto. O EdPopSUS foi revisto e reorganizado, por meio de um trabalho permanente e dialógico que deu organicidade à construção de um novo currículo, apresentado como uma travessia.

A terceira edição será implementada inicialmente em quatro estados: Espírito Santo, Pará, Paraná e Rio Grande do Norte, e as primeiras turmas vão iniciar no primeiro semestre de 2025. Para a composição das turmas haverá processo seletivo de educadores e educandos nesses estados, conforme editais que serão publicados nesta página.

O EdPopSUS é um curso de aperfeiçoamento de 184 horas que intercala encontros das turmas com momentos de cartografias nos territórios. Ao todo são 17 encontros presenciais de oito horas cada, organizados por atividades pedagógicas com textos de apoio sobre os temas abordados, e seis momentos cartográficos, também de oito horas cada.

Estrutura curricular e distribuição da carga horária

Momentos

Carga horária Encontros

Carga horária Cartografias

Ponto de partida - A educação popular e a leitura da realidade

16 horas

8 horas

Trilha da história e memória

16 horas

8 horas

Trilha da cultura

16 horas

8 horas

Trilha da democracia

16 horas

8 horas

Trlha da vigilância popular em saúde

24 horas

8 horas

Trilha da atenção e do cuidado

32 horas

8 horas

Ponto de chegada - Sistematização da experiência

16 horas

-

Carga horária

136 horas

48 horas

Carga horária total

184 horas

 

O currículo foi construído em trilhas para garantir maior autonomia na trajetória educativa de acordo com as realidades, desejos e necessidades de cada contexto e experiência. Isso abre a possibilidade de criar diferentes percursos, do ponto de partida ao ponto de chegada, instituindo o currículo como uma travessia.

A proposta da cartografia reforça o território como elemento central no processo de leitura da realidade. As cartografias visam a investigação, a sistematização e a ação sobre as memórias e ancestralidades, a cultura e as expressões artísticas, a democracia, a participação e a luta política, o processo saúde-doença e as práticas de vigilância popular, atenção e cuidado.

Esperamos com o EdPopSUS alcançar os seguintes objetivos:

- Promover o reconhecimento e aproximação dos educandos aos referenciais teóricos, práticas e metodologias da Educação Popular em Saúde.

- Incentivar os educandos a desenvolverem práticas de educação popular em saúde de forma coletiva, que levem ao fortalecimento da mobilização comunitária, com reconhecimento e valorização das memórias, culturas, lutas políticas, dos saberes tradicionais e populares de vigilância, atenção e cuidado e da diversidade presente nos territórios.

- Fortalecer o direito à saúde, a democracia, a equidade e a soberania popular na defesa do SUS e de seus princípios.

- Produzir encantamentos e admiração do mundo no sentido de transformá-lo a partir de ações territoriais que tenham como horizonte o cuidado integral e a defesa da vida.

Para conhecer mais o EdPopSUS, acesse abaixo o Plano do curso e o livreto Currículo Ilustrado.

Currículo Ilustrado

Plano de Curso Formação de Educadores

Plano de Curso EdPopSUS

Para ampliar as possibilidades formativas e as linguagens que mediam o processo de ensino e aprendizagem, o EdPopSUS reúne um conjunto de recursos pedagógicos.

O principal recurso para a realização do curso é o livro EdPopSUS - Curso de Educação Popular em Saúde, que materializa a proposta curricular.

Construído a várias mãos, mentes e corações, o livro apresenta um caminho que pode ser enriquecido pelos educadores e educandos que são participantes do processo vivo de construção do currículo. Ao final de cada etapa da travessia, o livro apresenta a seção Esticando o horizonte que apresenta um conjunto de recursos complementares aos temas abordados.

Acesse o livro

Um importante material complementar é o livro Vigia Povo que apresenta um Guia com experiências inspiradoras de Vigilância Popular em Saúde.

Vigia Povo

 

O processo seletivo para educadores será realizado por meio de edital público e por estado.

As informações e resultados de cada etapa do processo seletivo serão publicados nesta página.

Acesse abaixo os editais:

Paraná

Lista de aprovados - Etapa 3

ERRATA - Resultado final - Etapa 2

Resultado final - Etapa 2

Orientações sobre a Etapa 3

ERRATA - Lista de aprovados - Etapa 2

Lista de aprovados - Etapa 2

Resultado final - Etapa 1

Lista de aprovados - Etapa 1

ERRATA - Inscrições homologadas

Inscrições homologadas

ERRATA 2 - Edital 004/25 - Seleção de Educadores do Estado do Paraná (prorrogação das inscrições até 20 de março)

ERRATA - Edital 004/25 - Seleção de Educadores Estado do Paraná (prorrogação das inscrições até 12 de março)

Edital 004/25 - Seleção Educadores Estado do Paraná

Rio Grande do Norte

Resultado final - Etapa 3

Lista de aprovados - Etapa 3

Orientações sobre a Etapa 3

Resultado final - Etapa 2

Lista de aprovados - Etapa 2

Resultado final - Etapa 1

Lista de aprovados - Etapa 1

Inscrições homologadas

ERRATA 2 - Edital 003/25 - Seleção Educadores Estado do Rio Grande do Norte (prorrogação das inscrições até dia 5 de março)

ERRATA - Edital 003/25 - Seleção Educadores Estado do Rio Grande do Norte

Onde lê-se edpopsusrn2025@gmail.com, deve-se ler edpopsusrn@gmail.com

Edital 003/25 - Seleção Educadores Estado do Rio Grande do Norte

Espírito Santo

Resultado final - Etapa 3

Lista de aprovados - Etapa 3

Resultado final - Etapa 2

Orientações sobre a Etapa 3

Lista de aprovados - Etapa 2

Resultado final - Etapa 1

ERRATA - Lista de aprovados - Etapa 1

Lista de aprovados - Etapa 1

Inscrições homologadas

ERRATA 1 - Edital 002/25 - Seleção Educadores Estado do Espírito Santo (prorrogação das inscrições até dia 26 de fevereiro)

Edital 002/25 - Seleção Educadores Estado do Espírito Santo

Pará

Resultado final

Resultado final - Etapa 3

ERRATA - Resultado final - Etapa 2

Resultado final - Etapa 2

Orientações sobre a Etapa 3

Lista de aprovados - Etapa 2

Resultado final - Etapa 1

Lista de aprovados - Etapa 1

ERRATA - Relação de homologados

Relação dos homologados

ERRATA 02 - Edital 001/25 - Seleção Educadores Estado do Pará (Inscrições prorrogadas até 23 de fevereiro) 

Atenção: A inscrição é feita em duas etapas: preenchimento de formulário e envio da documentação por email.

ERRATA 01 - Edital 001/25 - Seleção Educadores Estado do Pará

Edital 001/25 - Seleção Educadores Estado do Pará

 

O EdPopSUS é reconhecido como uma experiência que potencializa o pensar e agir em torno da transformação do trabalho realizado nos territórios de atenção básica do SUS. As duas edições anteriores semearam bons frutos onde foram ofertadas, expressando como a educação popular em saúde é fundamental para a valorização do diálogo, da amorosidade, da gestão participativa, da problematização da realidade, da construção compartilhada do conhecimento, dentre outros princípios que possibilitam a reinvenção do mundo.

A primeira edição foi coordenada pela Escola Nacional de Saúde Sérgio Arouca (Ensp), de 2013 a 2014 e implementada em 8 estados (BA, CE, PE, PI, RJ, RS, SP, SE) e no Distrito Federal, matriculou 19.000 educandos e formou aproximadamente onze mil trabalhadores.

O curso contemplava 53 horas de duração, sendo parte presencial e parte a distância, partia da apresentação da proposta pedagógica, apresentando os sujeitos do processo formativo (educando-equipe, mediador de aprendizagem, educador popular) e a estrutura curricular organizada em 4 unidades de aprendizagem, a saber: 1) Educação popular em saúde e o protagonismo dos sujeitos sociais; 2) Saúde e a nossa sociedade; 3) Cultura e Saúde; 4) A equidade, inclusão e participação no SUS. O curso intercalava encontros presenciais, trabalhos de campo e atividades em comunidade virtual de aprendizagem.

Material educativo primeira edição EdPopSUS

A segunda edição, coordenada pela EPSJV em parceria com o Ministério da Saúde, ampliou o tempo do curso para 160 horas, sendo 136 horas distribuídas em 17 encontros presenciais, de 8 horas cada, e 24 horas em 12 trabalhos de campo, de 2 horas cada. O curso passou a ser organizado em 6 eixos temáticos: 1) A construção da gestão participativa e a experiência como fio condutor do processo educativo; 2) A educação popular no processo de trabalho em saúde; 3) O direito à saúde e a promoção da equidade; 4) Território, lugar de história e memória; 5) Participação social e participação popular no processo de democratização do Estado; 6) O território, o processo de saúde-doença e as práticas de cuidado.

Foram formados 523 educadores populares e 9.740 educandos, em 304 turmas, em 15 estados brasileiros: AM, BA, CE, MA, MG, MT, PA, PB, PE, PI, RJ, RS, SE, SP, RR.

Com o fim do financiamento e parceria com Ministério da Saúde, a EPSJV manteve a realização do EdPopSUS 2 por meio de cooperação com alguns estados e municípios, no período de 2019 a 2024: Belém (Pará), Maranhão, Rio de Janeiro, Apucarana (Paraná), Manicoré (Amazonas) e Cuiabá (Mato Grosso). Assim, no final, o EdPopSUS 2 matriculou um total de 15.606 educandos.

Para saber mais sobre a segunda edição do EdPopSUS, acessem os materiais abaixo:

Material educativo segunda edição - Guia do EdPopSUS

Material educativo segunda edição - Textos de Apoio

Saberes da Experiência: sistematização do curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde

Documentário do Encontro Nacional do EdPopSUS, 2018

edpopsus.epsjv@fiocruz.br