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IEP - Eixo Política

Março:

03: Os usos diversos do termo política e seu conceito

Nesta aula pode-se trabalhar em caráter introdutório o que haverá sido a invenção da política entre os gregos, em cotejamento com o nosso senso comum. Deve-se trabalhar a caracterização de um regime que seja propriamente político. Espera-se ainda provocar o aluno a compreender algumas contradições presentes nos discursos correntes de censura, depreciação e esquecimento da política como possibilidades abertas na e pela própria experiência política em que vivemos.

Bibliografia sugerida:

Política – Ribeiro, João Ubaldo

Convite à filosofia – Chauí, Marilena

Dicionário de política – Bobbio, Norberto

Professores e habilitações:

Adriana Geisler – Gestão

André Dantas – Vigilância

Cláudio Gomes – Biodiagnóstico

17: Democracia e república – uma introdução

Nesta aula deve-se fazer uma apresentação da peculiaridade da experiência democrática ateniense. Pode-se explorar o porquê deste singular projeto político na Antigüidade, contextualizando-o com o florescimento da filosofia, isto é, com a relevância e centralidade da palavra discutida, racionalizada, dialetizada e da verdade, para a fundação de uma cidade feliz, de homens felizes, etc. Deve-se fazer comparação da democracia antiga com a democracia moderna e com isso buscar caracterizar, sobretudo, as distinções desse mundo ainda nosso, esse projeto moderno burguês democrático. p; Paralelamente deve-se tratar da apropriação igualmente burguesa e moderna da experiência política antiga (latina) da república. Também, portanto, apresentar seus traços distintivos, seu caráter revolucionário frente à tradição monárquica, sua complementariedade ao regime democrático, etc.

Bibliografia sugerida:

A democracia – Ribeiro, Renato Janine

A república p; p; p; p; - p; ___________________
A invenção da razão – Châtelet, François

Convite à filosofia – Chauí, Marilena

Professores e habilitações:

Adriana Geisler – Gestão

André Dantas – Vigilância

Cláudio Gomes – Biodiagnóstico

24 e 31: Alguns eixos de identidade e diferença do pensamento político moderno

Nestas aulas se pode dispor de uma apresentação esquemática e sucinta, mas satisfatoriamente esclarecedora e eloqüente, de uma seleção pequena de autores políticos modernos. Sugere-se a tríade contratualista clássica Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau. Estes nomes merecem uma explicação. Não estamos preocupados nesse momento exclusivamente com a estrita tradição liberal, mas com uma representatividade do pensamento político moderno mais abrangente, como já dissemos. Daí a presença de um Hobbes, pensador do Estado Absoluto (embora o papel da liberdade nesse autor lhe confira distinções significativas em relação ao absolutismo maquiaveliano). Daí também o destaque do aspecto contratualista que costura a semelhança e a aproximação deles. Pois sabemos que a questão do pensamento liberal não é tanto a fundamentação ou justificativa do poder, do Estado, mas a delimitação, a contenção do mesmo. Portanto os eixos devem ser o foco do trabalho, e sugere-se ao menos que sejam três: o estado de natureza, o contrato social, o estado civil. Estes eixos podem ser entendidos como uma apresentação analítica dos elementos constitutivos da doutrina moderna do direito natural, do jusnaturalismo. Em torno deles os autores devem revelar suas diferenças e desdobramentos num percurso que, quando chegado em Rousseau, deverá alcançar a maior oportunidade para tornar clara a crítica marxiana ao Estado burguês, a parcialidade (ou falsa universalidade) da promessa de emancipação política da revolução burguesa, da abstração do homem portador de direitos nessa sociedade, etc. Mas isso é nas duas próximas aulas...

Bibliografia sugerida:

Não sei muito bem o que se definiu, mas penso que aqui o esforço de montar material específico para as aulas será imperioso.
Os clássicos da política (vol.I) – Weffort, Francisco (org.)

Professores e habilitações:

Adriana Geisler – Gestão

André Dantas – Vigilância

Cláudio Gomes – Biodiagnóstico

Abril:

07 e 14: Crítica marxiana e gramsciana do Estado burguês

A crítica econômica como estratégia científico-revolucionária de desmascaramento da impossibilidade de emancipação política no projeto burguês de sociedade. Apresentação do problema da alienação. A contribuição de Antonio Gramsci à crítica política com a ampliação do conceito de Estado.

Bibliografia sugerida:

Convite à filosofia – Chauí, Marilena

Professores e habilitações:

José Roberto F. Reis – Vigilância
Marco Antônio Santos – Gestão
Valéria... p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; – p; Biodiagnóstico p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p;

Maio:

05: História da constituição da cidadania

O processo histórico de conquista dos direito civis, políticos e sociais ao longo da época moderna.

Bibliografia sugerida:

............... – Marshall, ...

A era dos direitos – Bobbio, Norberto

Professores e habilitações:

José Roberto F. Reis – Vigilância
Marco Antônio Santos – Gestão
Valéria... p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; – Biodiagnóstico p;

12, 19 e 26: Cidadania no Brasil

Formas de organização da sociedade civil (partidos, sindicatos, associações de moradores, grupos organizados). A cidadania da era Vargas. A ditadura militar. Os movimentos sociais.

Professores e habilitações:

Júlia – Gestão
José Roberto F. Reis – Vigilância
Valéria... p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; p; – Biodiagnóstico

Junho:

2 e 9: História das políticas de saúde no Brasil

Reconstituição da conquista e da progressiva ampliação do direito à saúde, relacionada à história do trabalho e da previdência no Brasil.

Em cada período, destaque para:

· p;Os contextos político, econômico e social;

· p;Os principais marcos histórico-institucionais na área da saúde;

· p;A caracterização da rede pública de serviços de saúde.

A conjuntura político-social do país;

Os movimentos sociais que conformam a “Reforma Sanitária”;

A VIII Conferência Nacional de Saúde;

Professores e habilitações:

Angélica p; – Gestão
Camila p; p; p; p; – Vigilância
Cecília p; p; p; p; – Biodiagnóstico

16 e 23: SUS: Princípios e diretrizes, organização e operacionalização

Apresentação e discussão dos princípios que definem o SUS (a universalidade, a integralidade e a eqüidade).

Apresentação e discussão dos princípios que se relacionam com a operacionalização do SUS: a descentralização / a municipalização, a hierarquização, a regionalização, A análise das relações entre os princípios e as dificuldades para a sua realização.

Professores e habilitações:

Angélica p; – Gestão
Camila p; p; p; p; – Vigilância
Cecília p; p; p; p; – Biodiagnóstico

30: Controle social e participação popular no SUS e Desafios do SUS

Concepções de direito.

Saúde como direito – Constituição Federal.

Controle social e participação popular na saúde.

Instâncias de participação no SUS: Conferências e Conselhos de Saúde. (Lei 8.142)

Histórico e papel político das Conferências de Saúde.

Dificuldades e perspectivas.

Professores e habilitações:

Angélica p; – Gestão
Camila p; p; p; p; – Vigilância
Cecília p; p; p; p; – Biodiagnóstico

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