Podemos dizer que o portfolio é uma sistemática e organizada “coleção” de evidências (traba-lhos) usados pelo professor e pelos alunos para monitorar o desenvolvimento dos conhecimen-tos, competências e atitudes dos estudantes. (Vavrus apud Nunes, 1999 )
O que é?
Tradicionalmente, o portfolio está ligado ao mundo das artes visuais e da moda, apresentando-se como um dossier onde são agrupados documentos sobre um determinado assunto que serve como cartão de visita para apresentação de produções individuais ou coletivas (fotos, trabalhos, artigos, desenhos). É uma forma de tornar os trabalhos portáteis, tê-los em mãos, reunidos em um só lugar: pasta, web, cd, caderno, programa de edição (word, power point, pages etc).
Recentemente o conceito de portfolio adquiriu uma reconfiguração específica no campo educativo, sendo incorporado como um importante instrumento de acompanhamento e avaliação do processo de ensino-aprendizagem. p; p;
Enquanto ferramenta pedagógica, o portfolio p; registra e dá visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, e permite acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Sendo, dessa forma, um instrumento reflexivo que agrega valores ao processo educativo, por isso é também fundamental o acompanhamento, análise e reflexão sobre sua produção.
O portfolio ao mesmo tempo que serve para o aluno demonstrar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre o seu próprio aprendizado, serve para o docente acompanhar o aluno. Assim, são os objetivos da aprendizagem (ou seja, da disciplina) que devem orientar esse trabalho.
Pode-se dizer que existe, na verdade, um processofolio, que seria o registro e coleta de material produzido nas atividades pedagógicas, e o portfolio, propriamente, seria a seleção, a análise e a organização desse material. p;
O que compõe um portfolio?
“Compreende a compilação de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante um curso ou disciplina e inclui registros de visitas, resumos de textos, projetos e relatórios de pesquisa, anotações de experiências, ensaios auto-reflexivos. Quaisquer tarefas que permitam aos alunos a discussão de como a experiência no curso ou disciplina mudou sua vida, seus hábitos de estudo e/ou seus comportamentos” (Alvarenga, 2001)
Assim, são as atividades pedagógicas que geram produtos, sendo que a reflexão sobre os percalços e experiências positivas e negativas desse processo também podem fazer parte. p; Fotos, desenhos e outras formas criativas de apresentação podem ser estimuladas.
Um exemplo de estrutura seria:
· p;Capa: com identificação do aluno e da atividade de ensino;
· p;Sumário: lista os conteúdos do portfolio.
· p;Introdução: que apresenta os objetivos da atividade de ensino e apresenta o portfolio;
· p;O processo e produtos da aprendizagem: descrição dos momentos e produtos da aprendizagem em seqüência cronológica, acompanhada de uma auto-reflexão de cada atividade;
· p;Acompanhamento do planejamento: reflexão sobre o planejamento das atividades e indicação de atividades a serem desenvolvidas ou conteúdos a serem aprofundados;
· p;Parecer do professor: apreciação crítica do docente sobe o desempenho do aluno e sua produção;
Como utilizaremos o portfolio no IEP?
No contexto da Iniciação à Educação Politécnica (IEP) e, em particular, do Trabalho de Integração (TI), o portfolio é o instrumento de avaliação do aluno e do processo educativo como um todo, pois reflete os caminhos e produtos construídos ao longo das atividades de articulação entre teoria e prática.
A elaboração de um portfolio não segue um roteiro fixo, mas não é independente do processo educativo. Por isso, é preciso saber o que se quer alcançar: quais os objetivos de aprendizagem, quais produções são significantes, quais resultados espera-se visualizar.
Desta forma, temos que os objetivos do IEP são:
· p;Discutir a relação entre território e sociedade, refletir sobre a construção histórica do processo saúde-doença, apresentar noções de epidemiologia e informação em saúde;
· p;Refletir sobre a dimensão histórica e ontológica do trabalho, sobre a constituição e organização do trabalho em saúde, e apresentar noções sobre gestão e planejamento;
· p;Discutir os conceitos de estado, sociedade e cidadania, a história das políticas públicas de saúde e o Sistema Único de Saúde;
· p;Desenvolver a capacidade de leitura e produção de textos;
· p;Iniciar os alunos no processo de investigação científica;
· p;Aproximar os alunos da realidade do trabalho no campo da saúde;
O objetivo do Trabalho de Integração (TI) é, por meio de um trabalho investigativo acerca de um tema da saúde, problematizar e exemplificar esses objetivos do IEP. Assim, durante o primeiro semestre os alunos irão discutir uma questão de saúde e uma política referente à mesma. E, no segundo semestre, discutirão a organização do sistema de saúde, de um serviço de saúde e do processo de trabalho em saúde.
Consideramos que alguns componentes mínimos podem ser apontados para compor o portfolio, como síntese de textos, registro do trabalho de campo e questões de aprendizagem, imagens, mapas, fotos etc.
O importante é entender o dinamismo e a singularidade do portfolio como dispositivo avaliativo e tecnologia educativa que fortalece a criatividade, a auto-avaliação, o desenvolvimento cognitivo, o potencial artístico e crítico dos alunos.
Acreditamos que seja importante que os preceptores programem momentos para a elaboração do portfolio e acompanhamento do desenvolvimento do mesmo. Ao final de cada semestre os alunos poderão elaborar um portfolio coletivo com a seleção dos trabalhos dos portfolios individuais, para compor o relatório do grupo.
Consideramos o portfolio mais um elemento para auxiliar na identificação das dificuldades e avanços dos alunos e, desta forma, permitir que possamos mudar o processo de ensino de acordo com a necessidade de cada aluno.