Qualificar trabalhadores do SUS e de outras políticas públicas para realização de práticas de convivência nos territórios com arte, cultura e economia solidária
O curso tem como propósito ampliar a capacidade criativa das equipes do SUS e redes intersetoriais, principalmente as dos Centros de Convivência e Cultura com base na educação popular em saúde.
Certificado de conclusão do Curso de Atualização Profissional em Práticas de Convivência nos Territórios para alunos que tiverem 75% de frequência no curso, conforme estabelecido no regulamento do curso e média igual ou maior que 6,0 (seis).
Ariadna Patricia Estevez Alvarez
Denis Roberto da Silva Petuco
Marilda Maria da Silva Moreira.
• MÓDULO 1 – CONCEITOS BÁSICOS DAS POLÍTICAS DA CONVIVÊNCIA:
OBJETIVO:
Compartilhar com os educandos o conhecimento dos conceitos básicos que fundamentam as políticas da convivência, tais como: os movimentos antimanicomiais, desmedicalização/despatologização, rede, intersetorialidade, os centros de convivência na RAPS, território, diversidade, redução de danos e educação popular em saúde; ética, cuidado e convívio.
CARGA HORÁRIA: 28 horas de aulas presenciais
• MÓDULO 2 – ESTRATÉGIAS PARA A CONVIVÊNCIA
OBJETIVO:
Compartilhar com os educandos o conhecimento das principais estratégias para a convivência, as que têm sido mais difundidas nos equipamentos de saúde, e que balizam o trabalho afetivo antimanicomial nos CECOs, tais como: atividades de arte, cultura, economia solidária, práticas integrativas e complementares em saúde; trabalho de campo.
CARGA HORÁRIA: 56 horas (24 horas aulas presenciais; 32 horas de atividades de campo, visita técnica e oficinas de arte e cultura).
• MÓDULO 3 - SEMINÁRIO FINAL – AVALIAÇÃO DO CURSO
OBJETIVO:
Favorecer a integração entre os conhecimentos construídos no processo educativo e a experiência das atividades de dispersão que resultará na confecção de um plano de prática de convivência no território.
CARGA HORÁRIA:
28 horas (organização, elaboração e planejamento do plano de ação; seminário final, partilhas e avaliação do curso).
O currículo do CAPT 2024 foi organizado em 28 encontros presenciais e conta com duas principais estratégias pedagógicas: aulas teórico-práticas, trabalho de campo nos territórios, oficinas de arte e cultura, rodas de partilhas.
As atividades de trabalho de campo nos territórios serão prioritariamente acompanhadas pelo(a) docente intermitente. Ao corpo discente serão oferecidas 30 vagas, distribuídas para as 9 regiões de saúde do Estado, privilegiando as regiões onde já exista uma articulação e gestão favorável à implantação de CECOs.
Como material bibliográfico para o Curso, utilizaremos textos selecionados do livro “Centro de Convivência: arte, cultura e trabalho potencializando a Vida”, organizado pelo Núcleo de Saúde do CRP- RJ, entre outros artigos, e materiais de apoio.
CARGA HORÁRIA TOTAL: 112 horas
A formação será destinada prioritariamente a trabalhadores do SUS com Ensino Médio, que atuem na atenção psicossocial e/ou na atenção básica do Estado do Rio de Janeiro, e que tenham interesse em criar e/ou fortalecer práticas de convivência nos territórios por meio da arte, cultura e economia solidária. Dado o caráter intersetorial dos Centros de Convivência, poderão se inscrever trabalhadores da assistência social, educação, cultura, economia solidária, esporte, lazer e/ou atores sociais em saúde, participantes de movimentos sociais antimanicomiais.