
A pesquisa busca elucidar a dinâmica do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, do CNPq, entre 2009 e 2022, em relação ao tipo de instituição beneficiária e às “tradições científicas”, destacando as ciências da saúde. Explora a hipótese de que o desenvolvimento da política tem significado uma acomodação do que historicamente se desenvolveu como “iniciação científica” no país. O objetivo da pesquisa é a compreensão da dinâmica do PIBIC-EM, entre 2009 e 2022, pela caracterização de instituições beneficiárias do programa, segundo uma tipologia referenciada na historiografia do ensino superior e das ciências no Brasil.
Trata-se de pesquisa documental que envolve exploração, captura e organização de dados abertos do CNPq sobre o PIBIC-EM, entre os anos de 2009 e 2022. A partir da historiografia do ensino superior e das ciências no Brasil, nos séculos XX e XXI, será construída uma tipologia para análise das instituições beneficiárias do programa no período, utilizando-se apresentação institucional de sítios eletrônicos das próprias instituições como fonte.
Além de relatórios parciais e final da pesquisa, prevê-se a divulgação de resultados em eventos acadêmicos e a publicação de artigos em periódicos da área de educação. Também estão previstos como resultados a construção de um protocolo de coleta contínua de dados da política de iniciação científica na educação básica no Brasil e a produção de Notas de Pesquisa (com dados parciais da pesquisa), que podem subsidiar a produção de conteúdo para veículos da comunicação institucional da EPSJV, inclusive as mídias digitais e sítio eletrônico do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia.
Assista ao vídeo.
Cláudio Gomes Ribeiro
Ana Lucia De Almeida Soutto Mayor
Isabela Cabral Felix De Souza
Claudia Suely Rosa Marapodi
Cristiane Nogueira Braga Percini
Maria Emília Boueri Rossigneux
Cassia Dos Santos De Carvalho
Telma De Melo Frutuoso
Bruna Furriel Dantas
Camila Xavier Da Silva
Luiz Otávio Ferreira (Casa De Oswaldo Cruz)