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Pesquisas do Programa de Fomento

Recursos Educacionais Para O Aprimoramento Do Trabalho Desenvolvido Por Profissionais Yanomami E Munduruku Que Compõem As Equipes Multidisciplinares De Saúde Indígena

Desde 2020, a EPSJV oferta o “Curso de Atualização Profissional em Vigilância e Monitoramento de Populações Expostas ao Mercúrio no Brasil” para profissionais de saúde. Essa experiência revelou que os profissionais indígenas precisam do auxílio de um tradutor língua materna-português para compreensão plena do conteúdo apresentado nas aulas.

Ações de redes de solidariedade integradas ao trabalho da Vigilância em Saúde no enfrentamento dos problemas de saúde em erritórios vulnerabilizados

A pesquisa consiste em estudar as possíveis articulações entre os processos de trabalho da Vigilância em Saúde (VS) e da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e as ações das redes de solidariedade (RS) que atuam a partir de uma agenda identitária local do território de vida de populações vulnerabilizadas, tendo como referência ações educativas e comunicativas sobre os problemas de saúde.

Expressões de racismo no trabalho de ACS

Determinação social e racismo são componentes estruturais da saúde/doença e expressão do conservadorismo brasileiro. No âmbito do SUS, e perpassando as experiências de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) - majoritariamente mulheres negras - como se dá a relação racismo-conservadorismo no trabalho em saúde?

Joaquim Venâncio e os Lutz: Passado e Presente das Relações de Trabalho na Fiocruz

Dentre os muitos silêncios que pairam sobre a trajetória de Joaquim Venâncio, estão as relações que mantinha com a família Lutz, Adolpho e Bertha, pai e filha. Já se sabe que estes vínculos mantinham uma tradição fortemente hierarquizada, apoiados por uma herança escravocrata e uma lógica de benevolências carregada de contradições que pressupunham formas de exploração do trabalho, atravessadas por questões de raça, gênero e classe.

Saberes em disputa: Uma análise do conhecimento produzido pela EPSJV diante dos desafios da Educação Profissional Em Saúde

Frente ao desafio histórico da formação dos trabalhadores técnicos da saúde, a EPSJV tem desenvolvido estudos e pesquisas visando o aprofundamento do conhecimento sobre trabalho, educação e saúde e a fundamentação da EPS em bases críticas e contra hegemônicas. A partir de seus acervos será realizada uma sistematização do conhecimento produzido por docentes e discentes da EPSJV.

Elaboração de um guia de atividades práticas para o ensino de ciências na Educação Básica

A realização de atividades práticas no processo ensino-aprendizagem das ciências naturais, para além das aulas expositivas, apresenta-se como uma importante ferramenta capaz de instigar a curiosidade dos educandos, facilitar a compreensão dos conteúdos ministrados e estimular a ampliação de novos conhecimentos. Nesse contexto, o estudante deixa a posição de recebedor passivo de informações para ser um sujeito ativo na construção dos saberes científicos.  A EPSJV é a unidade da Fiocruz a qual tem a politecnia como conceito central do pensamento pedagógico e o trabalho como princípio educativ

Sisreg no Tabuleiro: Desenvolvimento e Avaliação de Jogo Aplicado sobre acesso à Assistência em Saúde

 O projeto envolve a elaboração de um jogo analógico que discute o funcionamento do acesso à assistência no SUS e seus desafios. Tem origem no Jogo do SISREG, criado por alunos e docentes da EPSJV para a promoção da aprendizagem com tomadas de decisão estratégicas e reflexão, construindo significados a partir dos elementos dos jogos, entendidos como meios de expressão e intervenção na realidade. 

Mapeamento das(os) Trabalhadoras(es) Técnicas(os) que atuam na Atenção Primária à Saúde em países da América do Sul

As perspectivas de cooperação e de integração regional na América do Sul reforçam a Atenção Primária à Saúde (APS) e as/os trabalhadoras/es técnicas/os como estruturantes dos sistemas nacionais de saúde. Este projeto busca conhecer a diversidade e as particularidades dos contextos de organização da APS na região, identificando e caracterizando as/os técnicas/os que atuam em cada país.

Construindo trajetórias: uma análise de continuidades e mudanças na trajetória de egressos de Iniciação Científica de Ensino Médio na Fundação Oswaldo Cruz

A nossa hipótese é a de que a iniciação científica do Provoc e a do PTCC têm um sentido positivo mesmo para aqueles que mudaram de área ou buscaram temáticas e vivências diferentes. Este estudo pretende analisar como a experiência nestes programas de iniciação científica contribuíram para as escolhas feitas pelos egressos na vida profissional, focando nas continuidades e nas mudanças acadêmicas.