
A realização de atividades práticas no processo?ensino-aprendizagem?das?ciências?naturais,?para além das aulas expositivas,?apresenta-se?como?uma?importante ferramenta capaz de instigar a curiosidade?dos educandos, facilitar a compreensão?dos conteúdos ministrados?e estimular a ampliação de novos?conhecimentos.?Nesse contexto,?o estudante deixa a posição de recebedor passivo de?informações?para ser?um sujeito ativo?na?construção?dos saberes científicos.? A EPSJV é?a?unidade da Fiocruz?a qual?tem?a?politecnia?como?conceito central do pensamento pedagógico?e?o trabalho como princípio educativo.? Entendendo a necessidade de rompermos nossos limites territoriais e nos aproximarmos da?comunidade?escolar?da região em que estamos inseridos,?apresentamos?este trabalho?cuja?finalidade?é?promover?a?realização de atividades práticas?educativas?através da elaboração de um guia?educativo?adaptado para espaços diversos, e ofertar?oficinas para professores,?contando com uma equipe?multidisciplinar.
?Esta pesquisa terá caráter qualitativo,?através de um mapeamento?inicial?das dificuldades dos interlocutores quanto a oferta de aulas práticas em suas unidades de trabalho?que são?escolas alocadas em áreas de vulnerabilidade social.? Alinhando?os temas mais desafiadores de serem ministrados no ensino básico?com?aulas práticas ofertadas pelos docentes das habilitações técnicas de Análises Clínicas e Biotecnologia da EPSJV,?a fim de possibilitar?a?abordagem de conceitos importantes da grande área das Ciências da Natureza e Saúde.??Tais atividades práticas?serão adaptadas?para serem executadas, tanto em laboratórios de ensino, quanto em ambientes com menor infraestrutura. O resultado esperado nesse trabalho será a elaboração de?um guia de práticas digital, além da construção de um kit de reagentes e materiais complementares para a realização de experiências nas escolas parceiras (trata-se de um caixote itinerante que deverá ser abastecido a cada retorno à EPSJV: “caixotinho do Joca”).