Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Assembleia Geral dos discentes da EPSJV cria Conselho Estudantil

Medida tem por objetivo construir mediações entre os núcleos estudantis na escola e aumentar a representação dos alunos em eventos internos
Leonardo Couto - EPSJV/Fiocruz | 19/04/2022 15h20 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

O Grêmio Estudantil da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou, no dia 04 de abril, uma Assembleia Geral para aprovação de mudanças no regimento interno do Grêmio, visando contemplar alterações na estrutura de representação dos alunos em atividade internas. A atualização do regimento tem como objetivo ampliar a representação discente na EPSJV. Entre as decisões aprovadas na Assembleia Geral, está a criação de um Conselho Estudantil, que será uma instância superior ao Grêmio Estudantil.

O Grêmio continuará representando os alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde (CTNMS) e manterá sua autonomia em atividades e organização. Entretanto, o Conselho Estudantil estará acima na hierarquia da representação estudantil por incluir outros segmentos como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa de Pós-graduação da EPSJV. O novo Conselho irá deliberar sobre assuntos estratégicos e que sejam de interesse de todo o corpo estudantil da Escola, além de ter o objetivo de ampliar a integração dos discentes da EPSJV.

A composição do Conselho inclui todos os três segmentos dos cursos de longa duração da EPSJV (CTNMS, EJA e Pós-graduação). Como há maioria de alunos do Ensino Médio Técnico na Escola, o número de representantes deles no Conselho Estudantil será maior. Sendo assim, serão, ao todo, quatro representantes do CTNMS no Conselho, enquanto os outros dois núcleos terão dois representantes cada. Acima do Conselho, neste modelo de organização, terá a Assembleia Geral dos Estudantes, responsável por ser a esfera máxima de deliberação de todo o corpo discente. Esse núcleo seguirá responsável por aprovar mudanças em regimentos internos e novos estatutos.

Segundo Samuel Rodrigues, aluno do 4° ano da habilitação em Gerência em Saúde, diretor de política interna do Grêmio no mandato de 2021 a 2022, a criação do Conselho atende uma demanda antiga dos alunos de pós-graduação e EJA da EPSJV de também serem representantes discentes.

As mudanças buscam criar diálogos e o Conselho Estudantil surge como uma mediação entre os núcleos estudantis. “Isso não era uma questão para os estudantes de nível médio técnico, afinal, tínhamos nossa representação com espaço e autonomia. Contudo, era um problema para a Pós-graduação e a EJA, que não tinham representatividade nos fóruns de debates da Escola”, explica ele.

Eleições no Grêmio Estudantil

Em meio à elaboração do novo estatuto, o Grêmio Estudantil realizou eleições para a nova diretoria. A chapa vencedora das eleições tem mandato de abril a dezembro de 2022.