Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Cuidado domiciliar de pessoas idosas na pandemia de Covid-19

Coordenado por professores-pesquisadores da EPSJV, curso de atualização está com inscrições abertas até dia 7 de março. Iniciativa é mais um desdobramento do projeto ‘Cuidando de quem cuida’, vinculado ao Inova Fiocruz
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 24/02/2021 11h06 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

Coordenado pelo professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Daniel Groisman, o projeto ‘Cuidando de quem cuida’ inicia mais uma frente de trabalho. Em parceria com a Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ), o projeto, vinculado ao Programa Inova da Fiocruz, irá oferecer o Curso de Atualização sobre o Cuidado Domiciliar de Pessoas Idosas na Pandemia de Covid-19. Destinado a cuidadores remunerados de idosos e também a familiares que cuidam de seus parentes idosos, residentes no estado do Rio de Janeiro, o curso está com as inscrições abertas até o dia 7 de março de 2021. Com 350 vagas, a formação será gratuita e oferecida através do ensino remoto.

Ao todo, serão 32 horas de carga horária, distribuídas ao longo de oito semanas. Entre os principais temas abordados estão: Informações sobre a pandemia de Covid-19; Cuidados com a pessoa idosa durante a pandemia; Proteção à saúde das pessoas cuidadoras; Promoção do bem-estar de idosos e cuidadores na pandemia; Direitos de quem cuida; Prevenção à violência doméstica e Desafios para o cuidado no pós-pandemia. 

Segundo Daniel, que coordena o curso em conjunto com o também professor-pesquisador da EPSJV, Ronaldo Travassos, e com a pesquisadora Rachel Gouveia Passos, da UFRJ, a ideia é que o curso possa fomentar a qualificação, a informação, a reflexão e o debate entre as pessoas cuidadoras de idosos, em relação aos desafios trazidos pela pandemia, visando a promoção da saúde, a proteção da vida e os direitos sociais de quem cuida e daqueles que são cuidados. Dentre alguns dos principais materiais didáticos estarão as cartilhas e vídeos produzidos anteriormente pelo “Cuidando de quem cuida”.

Daniel conta ainda que o projeto também visa qualificar alunos extensionistas da UFRJ, que serão certificados pela própria Universidade, assim como os cuidadores alunos. Os extensionistas participação nas atividades de ensino do curso, sistematizando a experiência desenvolvida, buscando valorizar as falas das mulheres cuidadoras e contribuir com a estratégia da educação popular através da extensão universitária. “Selecionamos 24 alunos de diferentes cursos de graduação da UFRJ que atuarão como monitores das turmas, em atividades de extensão universitária”, adianta.

“A ideia é que a iniciativa, se bem sucedida, possa ser replicada em outros estados, através de parcerias com instituições de ensino locais”, conclui Daniel.

Inscreva-se aqui.

Leia mais

Iniciativa visa o cuidado de idosos no pós-pandemia da Covid-19, buscando a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades
Materiais tratam de luto e solidão, atividades físicas e direitos dos cuidadores. Publicações fazem parte do projeto ‘Cuidando de quem cuida’, vinculado ao Inova Fiocruz

Comentários

Aprender é viver!

Quero fazer o curso

Quero fazer este curso

Sempre trabalhei como cuidadora, só que nunca fiz o curso. Hoje cuido da minha mãe que tem Alzheimer diabética e amputada, confesso que estou precisando muito arrumar um trabalho remunerado como acompanhante de idosos que é o que gosto de fazer. Só que para isso preciso fazer o curso, pois tenho a prática mas não tenho o diploma. Por isso quero aproveitar essa oportunidade.