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EPSJV firma cooperação internacional com Instituto de Portugal

Objetivo da parceria é a troca de conhecimento, práticas e projetos entre a Escola Politécnica e o Instituto Politécnico de Cávado e do Ave (IPCA), de Portugal, permitindo uma ampliação do campo do cinema e audiovisual no ambiente escolar
Redação EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 03/08/2022 11h05 - Atualizado em 03/08/2022 12h33

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) firmou, em julho de 2022, uma cooperação acadêmica, científica e cultural com o Instituto Politécnico de Cávado e do Ave (IPCA), de Portugal. O objetivo da parceria é a troca de conhecimento, práticas e projetos entre as instituições, permitindo uma ampliação do campo do cinema e audiovisual no ambiente escolar.

A ideia da cooperação surgiu com a ida do professor-pesquisador da EPSJV, Gregório Albuquerque, ao 18º Encontro de Cinema de Vianna, que aconteceu em conjunto com a 7ª Conferência Internacional de Cinema de Viana, entre 2 e 7 de maio de 2018. Na ocasião, o professor-pesquisador apresentou o trabalho “A Educação Audiovisual como processo de construção de conhecimento e experiência de mundo” e foi convidado a participar de uma reunião do projeto “Ao Norte”, da Associação de produção e animação audiovisual. “Nessa reunião, apresentei a minha experiência sobre a disciplina e a Mostra Audiovisual na EPSJV e sugeri uma proposta de construção conjunta de um seminário de Audiovisual e Educação para professores”, contou.

Em 2019, o professor do IPCA, José Ribeiro, esteve na Escola Politécnica para apresentar a experiência do projeto ‘Salto a Melgaço do Marajó, entre o Minho e o Amazonas’, coordenado por ele, em conjunto com Denise Cardoso e Alessandro Campos, coordenadora e vice-coordenador, respectivamente, do grupo de pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto, que teve início em 2016, objetivou aproximar as cidades de Melgaço do Minho, em Portugal, e Melgaço, que faz parte do arquipélago do Marajó, no estado do Pará, no Brasil, a partir de mostras de cinema e oficinas de audiovisual participativas com crianças e jovens.

Para José, a construção de conhecimento a partir de sociedades e culturas acadêmicas diversas é o mais importante da parceria entre IPCA e EPSJV. “Atividades com pessoas e comunidades, sua inclusão social e feitos de sociabilidade e terapia, circulação de estudantes e de docentes... tudo isso será um grande ganho para as nossas instituições”, ressaltou.