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EPSJV inicia pós-graduação para professores universitários no Uruguai

Ação de cooperação internacional promove formação para docentes da Universidade de La República
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 20/07/2016 13h49 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

DivulgaçãoA Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) iniciou nesta semana o curso de Especialização em Docência em Educação Profissional em Saúde para a formação de docentes da área da Saúde da Universidade da República do Uruguai (Udelar). O curso é uma ação de cooperação internacional da EPSJV e irá formar 40 professores universitários. A aula inaugural do curso foi realizada no dia 19 de julho, proferida por Marcela Pronko, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV, e teve como tema “Determinações da formação dos trabalhadores da área da Saúde”. “A pós-graduação tem como objetivo formar profissionais que trabalhem como docentes nas diferentes formações da área da saúde do Centro Universitário Regional (Cenur) Litoral Norte Udelar para aprofundamento das bases teórico-metodológicas que fundamentam as práticas de educação e suas relações com a saúde e com o trabalho em saúde”, diz Elizabeth Menezes Teixeira Leher, coordenadora do curso.

Essa é a segunda vez que a EPSJV oferece um curso de pós-graduação fora do Rio de Janeiro. A primeira foi em 2011 quando foi realizada a Especialização em Educação Profissional em Saúde para trabalhadores dos sistemas públicos de educação ou saúde dos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops). As aulas aconteceram de forma rotativa nos países participantes - Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde, com encerramento das aulas na sede da EPSJV.

O processo de construção do curso começou em 2014, quando surgiu a demanda da Udelar. Uma missão da EPSJV foi até o Uruguai para conhecer melhor a realidade local e as necessidades de formação. “A demanda surgiu em um momento em que está em curso na Udelar um processo de descentralização e regionalização de suas unidades através da criação de Centros Universitários Regionais (Cenur). Esse processo de interiorização e ampliação da universidade tem implicado na migração de professores entre as diferentes sedes do país e na necessidade de ampliação e formação de seu quadro de profissionais. Neste movimento, os cursos da área da saúde passaram a incorporar profissionais dos serviços para atuarem enquanto docentes, assim como alguns docentes passaram a atuar na assistência dos serviços de saúde”, explica Helifrancis Condé Groppo Ruella, um dos professores da EPSJV que ministrará aulas no curso.

Após a missão ao Uruguai, foi feita uma chamada para o colegiado da pós-graduação da EPSJV, depois ampliada para outros docentes, para formulação das disciplinas, conteúdos e estratégias metodológicas do currículo do curso. Em dezembro de 2015, a Escola Politécnica fez uma nova missão ao Uruguai para apresentar o currículo e o cronograma de execução do curso junto aos representantes da Udelar.

Organização do curso

A primeira etapa de aulas do curso se encerra no dia 29 de julho. As próximas etapas acontecem mensalmente até junho de 2017, quando está prevista a conclusão do curso. As aulas acontecem na Sede Paysandu do Cenur Litoral Norte da Udelar e serão ministradas por dez professores da EPSJV e, em algumas disciplinas, em conjunto com docentes da Udelar.

A especialização tem carga horária de 420 horas e inclui cinco disciplinas – Política, processo de trabalho e formação em saúde; Teorias da Educação, Tecnologias Educacionais no campo da Educação; Avaliação Educacional; e Processo Investigativo e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso terá ainda um espaço virtual de aprendizagem, ferramenta que a Udelar já utiliza em seus cursos, para possibilitar a interação entre alunos e professores em fóruns de discussão. A plataforma também disponibilizará o acesso a textos e vídeos da biblioteca virtual, o envio de trabalhos de cada disciplina e o envio do TCC. “A utilização de estratégias do ensino a distancia constitui parte do processo pedagógico que busca, com a mediação dos professores, o desenvolvimento do TCC. Esse processo de reflexão e elaboração do TCC ocorrerá de forma transversal, ao longo do curso, visando estimular o aprofundamento da temática escolhida”, explica Elizabeth.