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EPSJV oferece Curso de Aperfeiçoamento para egressos do Ensino Médio

Objetivo do programa é permitir a complementação da carga horária de estágio presencial dos estudantes que não puderam concluir essa etapa por causa da pandemia de Covid-19
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 18/05/2022 09h47 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) inicia, em maio de 2022, o Curso de Aperfeiçoamento Profissional das habilitações de Análises Clínicas, Biotecnologia e Gerência em Saúde para egressos do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde do ano letivo de 2020. A ideia é aprofundar a formação profissional desses jovens, de forma supervisionada, a fim de permitir a complementação do estágio presencial. Isso porque, no contexto mais acirrado da pandemia da Covid-19, que exigia um maior distanciamento social e a necessidade do Ensino Remoto Emergencial, esses estudantes não puderam concluir a carga horária total dessas atividades em seus cursos.

De acordo com o assessor da Vice-direção de Ensino da EPSJV, Rafael Bilio, na época, a EPSJV editou a Portaria 39/2020, que normatizou as atividades de estágio para que pudessem ser cumpridas, nesse período, de forma não presencial. Além disso, permitiu a redução da carga horária do estágio em 25%, ou seja, os estudantes foram certificados com 75% da carga horária total. “As habilitações de Análises Clínicas e Biotecnologia têm 400 horas destinadas ao estágio supervisionado e o de Gerência em Saúde têm 375 horas e nós certificamos os estudantes com 300 horas de atividades presenciais e à distância. Tudo amparado na legislação vigente, nos pareceres 9 e 15 do Conselho Nacional de Educação e na Lei 14.040/2020”, explicou, acrescentando que o Curso de Aperfeiçoamento Profissional foi criado justamente para complementar o caráter presencial dessas práticas.

Ainda de acordo com Rafael, a oferta de atividades presenciais como parte do estágio poderá ocorrer em até três anos após a conclusão do curso, em caráter opcional e complementar à formação e, exclusivamente, para o desenvolvimento de conhecimentos técnico-científicos essenciais ao perfil profissional de conclusão. 

Análises Clínicas

No caso da habilitação de Análises Clínicas, os jovens irão atuar na área de Patologia Clínica, fazendo um rodízio entre a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), passando pelos setores de Sorologia, Biologia Molecular, Coleta de sangue, Bioquímica, Urinálise, Hematologia e Imunologia. Além disso, um dos jovens irá estagiar no Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz). Segundo a professora-pesquisadora da EPSJV, Mônica Murito, coordenadora da habilitação de Análises Clínicas, o estágio é fundamental para consolidar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas durante o Curso Técnico com o campo prático, oportunizando ao aluno a aplicação dos conhecimentos da sua área de atuação, de modo a promover sua aprendizagem social, cultural e profissional. “Além de incentivar o aluno no desenvolvimento das suas habilidades cognitivas, capacidade crítica, responsabilidade, trabalho em equipe e iniciativa, o estágio promove o intercâmbio de conhecimentos e experiências”, ressalta. 

Biotecnologia

Na habilitação de Biotecnologia, os jovens irão desenvolver atividades como o congelamento e descongelamento de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs); o preparo de lotes de sementes e banco de células; o monitoramento ambiental das áreas de produção; a realização de testes necessários para o controle de qualidade de processos, produtos intermediários e final necessários no desenvolvimento e produção de compostos biológicos; dentre outros. Para a professora-pesquisadora Flavia Coelho, coordenadora da habilitação, o retorno dos egressos para essa complementação na formação, além de favorecer uma maior experiência profissional na área, possibilita o contato com diferentes profissionais, o que sempre é enriquecedor em diferentes aspectos. “A formação técnica em Biotecnologia é de suma importância para o SUS, especialmente agora nesse contexto sanitário. Neste ano, as vagas são em importantes unidades da Fiocruz para a construção do conhecimento como áreas de produção e desenvolvimento tecnológico, tais como em Biomanguinhos, Farmanguinhos, Instituto Nacional de Infectologia e Instituto Fernandes Figueira”, conta Flávia.

Gerência em Saúde

Diferentemente das outras habilitações que já iniciaram, os jovens de Gerência em Saúde iniciarão o estágio na próxima semana. As atividades serão desenvolvidas no Instituto Fernandes Figueira (IFF). “O objetivo é que ao final do processo de qualificação, os profissionais tenham ampliado suas capacidades em integrar e interagir, como sujeitos críticos e atuantes, no espaço administrativo dos serviços de saúde”, destaca a professora-pesquisadora Regimarina Reis, que coordena a habilitação de Gerência em Saúde.