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EPSJV/Fiocruz promove nova assembleia do Planejamento Estratégico 2022-2025

Trabalhadores debateram sobre os projetos e metas propostos pelos laboratórios e setores da Escola, vinculados às oito diretrizes e seus respectivos objetivos estratégicos aprovados na etapa anterior
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 12/12/2022 11h33 - Atualizado em 12/12/2022 13h05

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) promoveu, no dia 7 de dezembro, mais uma discussão coletiva do Planejamento Estratégico Situacional (PES) 2022-2025 da instituição. Nessa terceira assembleia, foram discutidos os projetos e metas propostos pelos laboratórios e setores da Escola, vinculados às oito diretrizes e seus respectivos objetivos estratégicos aprovados na etapa anterior do PES.

Segundo Claudia Andrade, que integra a equipe de Planejamento da EPSJV, juntamente com Pedro Areas e Paulo César Ribeiro, as diretrizes, referentes às áreas de Ensino, Pesquisa, Iniciação Científica, Material didático e Tecnologias Educacionais, Cooperação, Gestão, Comunicação e Divulgação Científicas, bem como à Atuação Política e Estratégica, forneceram o horizonte estratégico para atuação da Escola nos próximos anos. “Todo o processo de discussão buscou obter uma apreciação coletiva a respeito da totalidade dos projetos que serão desenvolvidos em 2023, bem como sua melhor vinculação às diretrizes e objetivos, com indicativos de continuidades e desenvolvimento de novos projetos para os anos subsequentes”, destacou. 

Para Claudia, a relevância de todo esse processo, ainda em construção, e que será desdobrado em outras etapas, envolve a necessária integração entre projetos, com compartilhamentos de recursos, os mais variados, em ações de cooperação interna e externa da Escola Politécnica. “Essa etapa do processo salientou a necessária articulação entre o PES e Planejamento Anual (PA) da Escola, o que poderá se desdobrar numa maior qualificação no momento do preenchimento do PA, reduzindo assimetrias”, afirmou. E completou: “A apreciação e análise coletiva de todos os projetos desenvolvidos pelos laboratórios e setores ajudou também a dar maior clareza sobre a totalidade das atividades desenvolvidas, as articulações já existentes entre os setores e laboratórios na execução das atividades, bem como àquelas atividades que podem ter maior articulação para sua realização”.

As próximas etapas envolverão discussões colegiadas, no âmbito do Conselho Deliberativo (CD) ampliado da unidade, que irão definir as ações prioritárias, com base no orçamento participativo, que estejam alinhadas à missão institucional da Escola e às diretrizes e ao planejamento das ações da Fiocruz e do Ministério da Saúde.

Relembre aqui as outras etapas do PES