Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica conclui quarta e última etapa da retomada gradual das aulas presenciais

Com o retorno das turmas do 1º ano, todo o Ensino Médio da EPSJV já está de volta, com aulas em dias alternados
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 10/11/2021 12h45 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

Os estudantes do 1º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde integrado ao Ensino Médio (CTNMS) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) voltaram ao ensino presencial no dia 8 de novembro. Neste dia, retornaram os alunos das habilitações de Análises Clínicas e Biotecnologia. Na semana anterior, em 4 de novembro, já tinham voltado os jovens da habilitação de Gerência em Saúde.

Segundo Alexandre Serri, estudante do 1º ano da habilitação de Gerência em Saúde, a volta ao presencial tem sido uma boa experiência que traz novos aprendizados. “Aprender remotamente foi difícil, mas, por outro lado, foi mais fácil de fazer amizade para quem é tímido. Já falamos muito uns com os outros”, apontou o estudante.

Para José Adailton Júnior, estudante do 1º ano da habilitação de Análises Clínicas, o retorno traz uma conexão ainda maior que o ensino remoto. “Ver todo mundo presencialmente é muito melhor. Tem sido maravilhoso esse carinho que a escola tem tido conosco”, comemorou. A estudante Victória Jacob, do 1º ano da habilitação de Biotecnologia, concordou: “O espaço físico da escola é incrível. Estamos todos usando máscaras e isso faz com que nos sintamos seguros”.

O coordenador-geral do Ensino Médio Técnico da EPSJV, Jonathan Ribeiro, exaltou o sucesso do retorno presencial do Ensino Médio sem casos de transmissão comunitária de Covid-19 no interior da Escola. “Isso quer dizer que o nosso protocolo, com o uso de máscaras e distanciamento, tem dado certo. A gente sabe que o contexto epidemiológico tem melhorado bastante, mas ainda não é hora de abaixar a guarda”, afirmou. E deixou um recado aos estudantes da Escola: “Continuem usando a máscara que nós disponibilizamos a vocês o tempo todo e, na medida do possível, mantenham o distanciamento para que a gente continue tendo êxito nesse retorno”.

Gradual e seguro

O retorno do Ensino Médio na EPSJV tem acontecido de forma gradual e segura. Desde o início da pandemia, os estudantes estavam apenas em aulas remotas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornou presencialmente no dia 30 de agosto, com aulas para o Fundamental Inicial I. 

No dia 1º de setembro, os alunos do 4º ano, da habilitação de Análises Clínicas retornaram ao ambiente escolar e, no dia 3 de setembro, foi a vez dos estudantes das habilitações de Biotecnologia e Gerência em Saúde, assim como as turmas do Fundamental Inicial I e II da EJA. O 3º ano retornou no dia 21 de setembro, junto com as turmas do Fundamental III e IV da EJA. Já os alunos do 2º ano, voltaram ao ensino presencial no dia 14 de outubro. No dia anterior, aconteceu o retorno das turmas do ensino médio da EJA.

O retorno tem sido viabilizado pela adaptação das instalações da Escola às medidas de biossegurança e mitigação de riscos de transmissão do novo coronavírus, de acordo com o “Plano de retorno às atividades de ensino de forma presencial na EPSJV/Fiocruz no contexto da pandemia de Covid-19”; e também pela adesão de estudantes e trabalhadores às medidas e protocolos de retorno, além da utilização de espaços abertos, como as novas tendas..

No caso das salas de aula, estão sendo usadas para os cursos, exclusivamente, as salas de aula mais amplas para viabilizar a convivência segura de estudantes e professores em acordo com todos os parâmetros de ventilação e ocupação indicados pela frente de ventilação que compõe o GT de implantação e monitoramento do Plano de Retorno. Além disso, são obrigatórios o uso de máscara e o distanciamento físico.