Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica cria Banco de Orientadores para monografias

Para a elaboração dos trabalhos, a orientação dos alunos de Ensino Médio está sendo realizada de forma on-line; assim como para os estudantes de Mestrado da EPSJV
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 29/04/2020 10h47 - Atualizado em 01/07/2022 09h41

Diante da necessidade de facilitar o encontro entre os alunos e os seus futuros orientadores, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) criou o Banco de Orientadores do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC). O documento, disponível no site da EPSJV, reúne dados de profissionais da Escola Politécnica, incluindo docentes e demais trabalhadores, que tenham vontade de orientar os alunos do Ensino Médio Integrado para a produção de suas monografias de conclusão de curso. No banco, os alunos irão encontrar informações como formação do profissional, setor de trabalho, e-mail para contato, áreas de atuação e temas de interesse dos possíveis orientadores.

Banco de orientadores do PTCC

Segundo a professora-pesquisadora da EPSJV, Fernanda Bottino, a criação do banco foi norteada por três objetivos principais. O primeiro é facilitar o encontro do orientador diretamente pelo aluno. “Através da consulta ao banco, o aluno poderá encontrar profissionais que possuam expertise e atuem na temática da sua monografia”, aponta Fernanda, que é uma das organizadoras do banco, juntamente com a professora-pesquisadora Tainah Galdino. O segundo objetivo do banco é auxiliar todos os professores que participam do PTCC, atualmente e no futuro, a fazer a interface entre os alunos e os profissionais da Escola, que manifestaram o interesse na orientação. E por fim, explica Fernanda, “é permitir que alunos e orientadores possam encontrar colaboradores para compor as bancas de qualificação e defesa, com base na sua formação e área de atuação”.

Para os estudantes, a escolha do orientador se inicia no terceiro ano do Ensino Médio, dentro da disciplina de Metodologia da Pesquisa. “A partir da escolha do tema da monografia, o aluno iniciará a busca pelo profissional que irá orientá-lo ao longo dos dois últimos anos de formação”, ressalta Fernanda, explicando que, anteriormente, essa busca era realizada pelo aluno, com ou sem o auxílio dos professores, tentando associar o seu tema de interesse com as áreas de atuação dos profissionais da escola. Para Tainah, isso acabava resultando em escolhas restritas, uma vez que os estudantes optavam sempre por professores com os quais já haviam estudado ou por profissionais da escola com os quais tivessem um maior contato.

“Acredito que a criação desse banco auxiliará na expansão dessa busca, criando oportunidades de orientação para um maior número de trabalhadores da escola e permitindo que os alunos encontrem o orientador, não só pela afinidade, que é muito importante, mas também pelo seu tema de interesse”, afirma Tainah.

A atualização do banco será semestral e a inclusão ou o desligamento dos profissionais deve ser realizada por meio do preenchimento de uma ficha a ser encaminhada para o email: fernanda.bottino@fiocruz.br. Para a construção da ficha cadastral, as professoras contaram com a colaboração dos professores-pesquisadores Flávia Coelho, Jairo Dias e Letícia Batista, coordenadores do PTCC da época.

PTCC

O Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC) é um componente curricular obrigatório do Ensino Médio Integrado em Saúde da EPSJV - que inclui as habilitações de Biotecnologia, Análises Clínicas e Gerência em Saúde -, cuja principal finalidade é utilizar a pesquisa como princípio educativo. De acordo com a coordenação do PTCC, que atualmente é composta pelos professores-pesquisadores Augusto Ferreira, Flávia Coelho, Fernanda Bottino e Letícia Batista, a iniciação científica na Escola Politécnica ocorre de maneira transversal, ou seja, ao longo dos quatro anos de curso, e a Iniciação à Educação Politécnica em Saúde (IEP) é um dos instrumentos integradores entre pesquisa e ensino. A IEP, por sua vez, abrange os dois primeiros anos de formação dos estudantes.

A partir do terceiro ano dos cursos, os alunos do Ensino Médio, são apresentados à indissociabilidade entre a teoria e a prática da produção do conhecimento científico, na disciplina de Metodologia da Pesquisa, cujo produto final consolidado por eles é o pré-projeto de pesquisa para a monografia. Ao longo do último ano letivo de curso, os alunos contam com o apoio de um professor orientador para elaborar uma monografia que discorra sobre um tema de seu interesse. 

Desde a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19, em 16 de março, os alunos do Ensino Médio podem optar por realizar as orientações e qualificações de forma on-line. Entretanto, a coordenação do PTCC esclarece que, tanto os alunos que não possuem acesso à internet, como aqueles que, por algum motivo, não desejarem realizar essas atividades remotamente, poderão cumprir essa etapa no retorno das atividades presenciais, sem qualquer prejuízo.

Orientações no Mestrado

No Programa de Pós-graduação em Educação Profisisonal em Saúde da EPSJV, o trabalho de elaboração das dissertações dos alunos do curso de Mestrado também continua. Segundo a coordenadora do programa, Marcela Pronko, cada orientador definiu, junto com os seus orientandos, o plano de trabalho possível no atual contexto. “Como temos alguns mestrandos na linha de frente da luta contra o coronavírus, a exigência e os prazos não podem ser iguais para todos. Para aqueles que têm condições de dar continuidade aos seus trabalhos de pesquisa, estão sendo utilizadas diversas ferramentas de informática e de comunicação para permitir a interação entre estudantes e professores”, explica.

Defesas de dissertações e exames de qualificação estão sendo realizadas de maneira remota, através das ferramentas Skype ou Teams, de acordo com as possibilidades das bancas de examinadores. “Para as defesas de dissertação, implantamos, além das atas com parecer da banca como um todo, pareceres individuais de cada um dos membros como parte da documentação comprovatória, seguindo as orientações da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz”, explica Marcela.