Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica promove dia da grávida na Fiocruz

Ação do curso de Qualificação Profissional de Doula contou com rodas de conversa sobre o papel das doulas e os mitos e as verdades da amamentação
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 02/05/2019 10h52 - Atualizado em 01/07/2022 09h44

Dia da Grávida na Fiocruz deu nome ao evento realizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em 26 de abril, no Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Resultado de uma ação do curso de Qualificação Profissional de Doula, promovido pela Escola Politécnica, o evento contou com rodas de conversa sobre o papel das doulas, a importância de um plano de parto e os mitos e as verdades da amamentação. As gestantes também puderam fazer pinturas nas barriga e participar de momentos de aromoterapia – utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. –, além de aprender técnicas de massagem para o alívio da dor e de como carregar o seu bebê.

“Foi uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos meses. Tornou-se um espaço de formação essencial do componente da prática supervisionada, nesse caso numa unidade de atenção básica”, resumiu a professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz Ialê Falleiros, que divide a coordenação do curso com José Mauro da Conceição, também da Escola Politécnica, e Morgana Eneile e Juliana Candido, presidente e diretora de Formação e Pesquisa da Associação de Doulas do Rio de Janeiro (AdoulasRJ), respectivamente. Ela acrescentou que a experiência possibilitou ainda aos profissionais do Centro de Saúde um maior conhecimento sobre a atuação das doulas.

Para Ariene Rodrigues, aluna do curso, a atividade foi uma amostra do que será a rotina de trabalho das doulas durante os encontros com as gestantes. “Essa troca de saberes é bastante importante. Poder aprender além da teoria, com as professoras ao nosso lado, sustentando esse saber, tirando dúvidas e observando se estamos fazendo as coisas corretas, é um aprendizado ainda mais qualificado”, caracterizou.

Segundo Ialê, além de implicar componente pedagógico, o evento foi idealizado como forma de fortalecer as ações com o Centro de Saúde da ENSP/Fiocruz. “A sala de espera do Centro de Saúde já é alvo de ações de promoção à saúde. Trazer as gestantes do território. que fazem o pré-natal ali e nos equipamentos de saúde a ele ligados, é uma maneira de fortalecer as ações das doulas”, sublinhou.

Formação

De forma inédita no Brasil, a EPSJV/Fiocruz iniciou, em outubro de 2018, o Curso de Qualificação Profissional de Doula. A formação, prevista para encerrar no fim deste mês, trata-se de uma parceria com a AdoulasRJ e com outra unidade da Fiocruz, o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), referência em saúde materno-infantil. O curso foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar. Com carga horária de 240 horas, envolvendo aulas teóricas e práticas supervisionadas, ele está destinado a pessoas com ensino médio completo que desejam atuar no desenvolvimento de atividades de auxílio físico, informacional e emocional junto a gestantes, parturientes e puérperas. A seleção levou em consideração o ativismo das candidatas em movimentos sociais ou redes ligadas aos direitos das mulheres.

Nas próximas semanas, as alunas participarão de práticas de acompanhamento de parto no hospital da Mulher Mariska Ribeiro, em Bangu, e na Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro do Rio de Janeiro.

tópicos:

Leia mais

Curso de Qualificação Profissional de Doula irá formar 35 profissionais para que possam dar suporte físico e emocional a mulheres grávidas antes, durante e no pós-parto
As inscrições para o Curso de Qualificação Profissional de Doula estão abertas de 25 de setembro a 8 de outubro