Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Informações e Registros em Saúde na Atenção Primária à Saúde

EPSJV inicia formação com ênfase no contexto da pandemia por Covid-19 para trabalhadores da saúde da região do Médio Paraíba fluminense
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 19/04/2022 15h27 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

Cerca de 30 trabalhadores da saúde, em sua maioria, da região do Médio Paraíba fluminense, deram início, no dia 19 de abril, ao Curso de Atualização Profissional em Informações e Registros em Saúde na Atenção Primária à Saúde, com ênfase no contexto da pandemia por Covid-19. Promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e com a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí, a formação é uma das atividades do projeto ‘O uso da informação em saúde como elemento estratégico para o enfrentamento à pandemia por Covid-19’, financiado por uma emenda parlamentar. 

Segundo a professora-pesquisadora da EPSJV, Bianca Leandro, que coordena o curso com as também professoras-pesquisadoras Ana Reis e Fernanda Martins, a formação reúne trabalhadores dos municípios de Barra do Piraí, Cachoeiras de Macacu, Pinheiral, Piraí, Volta Redonda, Japeri, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, além de uma estudante de São Luís (MA). “Entendemos que o curso também é um espaço de encontro e integração entre diferentes profissionais de saúde para poderem partilhar suas vivências profissionais e reflexões. Nesse sentido, garantir uma turma com alunos que vivenciam diferentes realidades de uso da informação em saúde é uma perspectiva importante desse curso”, ressaltou Bianca.

De acordo com a coordenadora, dentre os principais conteúdos do curso estão a gestão da informação em saúde; a importância da produção de dados em nível local; desafios e possibilidades para o nível municipal ser o gestor da informação no contexto da pandemia da Covid-19; bem como a qualidade e a segurança dos registros eletrônicos. “Queremos discutir e qualificar o tema da Informação e do Registro em Saúde na Atenção Primária em Saúde, com ênfase na discussão do uso da informação para pensar o monitoramento da situação de saúde e o apoio na tomada de decisão, tanto para profissionais que estão nas unidades básicas de saúde, quanto para aqueles que estão na gestão”, acrescentou.

As aulas, que acontecem até agosto de 2022, serão realizadas de forma semipresencial com a utilização da plataforma Zoom para as aulas síncronas, a utilização do Moodle para as atividades assíncronas e disponibilização do material pedagógico do curso, além de aulas presenciais realizadas uma vez por mês em Piraí. “O curso tem uma perspectiva crítico-reflexiva, na medida em que nós, docentes, estamos levando um conjunto de expertises e, ao mesmo tempo, os profissionais, que serão alunos nesse processo, também trazem um conjunto de saberes sobre suas práticas cotidianas”, apontou Bianca.

Como surgiu

O curso é um dos desdobramentos da pesquisa “O uso do e-SUS AB para a gestão do processo de trabalho e gestão do cuidado em saúde: o caso de Piraí/RJ”, coordenada por Ana Reis e financiada pelo edital Novos Talentos, do Programa Fiocruz de Fomento à Inovação (Inova Fiocruz). De 2018 a 2021, a pesquisa acompanhou e analisou os processos de implantação desse software, uma estratégia do Ministério da Saúde para aprimorar a gestão da informação na Atenção Básica. 

Dentre os resultados da pesquisa, destacou-se a elaboração de um plano de curso sobre a informação em saúde na Atenção Primária em Saúde baseado nas necessidades formativas dos profissionais que utilizam o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC/eSUS APS). A proposta foi discutida e validada em uma oficina pedagógica, realizada em dezembro de 2021, dando forma ao Curso de Atualização Profissional em Informações e Registros em Saúde na Atenção Primária à Saúde, com ênfase no contexto da pandemia por Covid-19.

A equipe da pesquisa está em processo de divulgação e sistematização dos principais resultados para a publicação em periódicos científicos.