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Pedagogia das águas em movimento

Livro lançado pela EPSJV e o MAB reúne a sistematização do Curso de Educação Popular em Saúde Ambiental em Comunidades
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 03/02/2022 11h40 - Atualizado em 05/05/2023 11h30

‘Pedagogia das águas em movimento: experiência de educação popular em saúde ambiental’. Este é o título do livro lançado, nesta semana, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em conjunto com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A publicação se dedica a desbravar o processo pedagógico do Curso de Educação Popular em Saúde Ambiental em Comunidades: Pedagogia das Águas em Movimento, realizado em 2019, no município de Cachoeiras de Macacu (RJ). O evento de lançamento oficial do livro será realizado no dia 17 de fevereiro, às 15h, em uma live no canal do Youtube da EPSJV.

A publicação foi estruturada em dois formatos - um livro, que apresenta o projeto político pedagógico e os resultados e repercussões do curso; e um box, com cinco fascículos que abordam temas específicos como as atividades desenvolvidas ao longo do curso, com base nos conteúdos debatidos durante os encontros, trocas com os estudantes sobre o cotidiano de seu território, e atividades a serem realizadas nos intervalos de cada etapa. Segundo Leonardo Maggi, membro da coordenação nacional do MAB e um dos organizadores do livro, os fascículos tratam de temas relacionados à formação sociopolítica e econômica do território e conflitos contemporâneos, além de tratar da multidimensionalidade da água e sua importância no território, especialmente em relação às disputas em torno dela. “Também convida os leitores a refletirem sobre as mudanças necessárias para construção de um território ambientalmente saudável, sustentável e justo para seus moradores”, aponta.

Para o professor-pesquisador da EPSJV Alexandre Pessoa, que também organizou a publicação, os desafios e os impactos à saúde se intensificam no país diante da emergência climática e da crise ecológica. Nesse sentido, foi necessário, segundo ele, ampliar os processos de formação e de mobilização social para o enfrentamento da insegurança hídrica, alimentar e da injustiça energética, tanto para as populações das cidades, como as do campo, da floresta e das águas. “A Pedagogia das Águas em Movimento parte do pressuposto de que as águas, por sua centralidade na produção e reprodução da vida, permitem processos de educação popular territorializados, a partir de metodologias participativas como a dos ’Caminhos das Águas’”, destaca.

Para ele, fruto de um percurso de grande aprendizado coletivo, a publicação visa à proteção da saúde emancipatória, da natureza e dos bens comuns, e pretende ser reaplicada em diversos territórios do país como um material pedagógico, o qual, a partir da articulação dos conhecimentos técnico-científicos e populares, permita compreender a multiescalaridade, multidimensionalidade e interculturalidade das águas, seus desafios e potencialidades, por meio da participação social e da organização comunitária. “Movimentos com o MAB tem um papel estratégico nesse sentido, na perspectiva da exigibilidade do direito humano à água, aos territórios, à saúde e à justiça climática”, afirma.

A ideia é que a publicação possa subsidiar cursos de formação de agentes populares em saúde ambiental em regiões atingidas por barragens, onde questões referentes ao acesso à água, educação e saúde, segundo os autores, por vezes negligenciadas, alcancem a centralidade que exigem na vida das pessoas. “Dessa forma, o conjunto da obra possibilitará o intercâmbio de experiências entre diferentes realidades onde, tanto a questão hídrica como questões ecológicas resultantes de ações humanas, possam promover investimentos em propostas de agroecologia e de tecnologias sociais promotoras de territórios saudáveis e sustentáveis, em debate nos cinco fascículos”, conclui a professora-pesquisadora Maria Amélia Costa, outra organizadora do livro.

Educação Popular em Saúde Ambiental em Comunidade

Como um dos resultados do projeto ‘Educação Popular em Saúde Ambiental em Comunidades do Município de Cachoeiras de Macacu/RJ: Pedagogia das Águas em Movimento’, o curso de ‘Educação Popular em Saúde Ambiental em Comunidades: Pedagogia das águas em movimento’ aconteceu de maio a outubro de 2019 e teve como objetivo fortalecer a participação popular e práticas coletivas de manejo das águas visando à promoção de territórios saudáveis e sustentáveis para as comunidades da região. Cerca de 30 agricultores familiares e atores sociais locais foram formados em agentes populares em saúde ambiental.

As atividades do curso ocorreram em espaços diversificados, com aulas expositivas, místicas, rodas de conversas, encenações teatrais e muralismo. Também foram realizadas visitas de campo no território e atividades de trabalho em grupos.

Acesse o livro na íntegra - https://www.epsjv.fiocruz.br/pedagogia-das-aguas-em-movimento

Relembre aqui a formação - https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/acontece-na-epsjv/educacao-popular...