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Projeto de Ciência da EPSJV recebe prêmio na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz

'FazGame com Ciência' conta com jogos digitais sobre a pandemia da Covid-19 e foi criado por alunos do Ensino Médio da Escola Politécnica
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 29/04/2021 11h01 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

O projeto ‘FazGame com Ciência: Diários de Quarentena’, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), recebeu o prêmio de destaque regional na categoria de Projeto de Ciências no Ensino Médio durante a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz (OBSMA). A premiação aconteceu no dia 22 de abril, em um evento virtual. Criado por oito estudantes, o projeto é liderado pelas professoras-pesquisadoras da Escola Politécnica Cynthia Dias, Simone Ribeiro e Flávia Ribeiro, com apoio de Antônio Ramos, psicólogo e membro da empresa Teczelt, que disponibilizou gratuitamente a plataforma digital usada para criação dos jogos do FazGame.

Para Cynthia, foi muito positivo que o projeto tenha sido reconhecido como um projeto de Ciências, especialmente como destaque na categoria Ensino Médio, na região Sudeste. “Esse reconhecimento nos incentiva a continuar desenvolvendo outros projetos nessa área, com alunos, conectando ciência, pesquisa, produção de conhecimento e expressão artística”, destaca. Simone acrescenta: “É um incentivo também para a utilização dos jogos em sala de aula, reconhecendo seu potencial pedagógico. É um convite para que outros professores testem novas possibilidades e vejam o lúdico como opção”.

Segundo Flávia, durante a cerimônia, os alunos e professores também tiveram a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos por outras escolas. “Vimos a riqueza de possibilidades de aprendizado e integração entre os estudantes de diversas regiões”, aponta.

O estudante Luan Avelino, do 4º ano do Ensino Médio, da habilitação de Biotecnologia, foi o representante dos alunos durante a premiação. De acordo com ele, o FazGame tem um diferencial. “Não existe a necessidade de saber programar. Levando em consideração essa facilidade, com a ajuda das professoras, criamos jogos voltados para vivência em quarenta. As temáticas são bem variadas, passando por questões como gênero e até saúde mental”, conta.

O projeto, segundo Luan, mostrou-se importante por levantar três bandeiras: o lúdico, a ciência e a divulgação científica através dos jogos. “Eu e meus colegas Wallace Leonardo e Mario Teixeira, criamos o jogo ‘Rotina de Quarentena’. A escolha da temática foi influenciada pela nossa vivência no último ano de Ensino Médio técnico, com compromissos como monografia, vestibular, aulas remotas... Enfatizamos no jogo a importância da psicoterapia e também o papel primordial do psicólogo”, destaca, relembrando que a equipe do projeto também já participou de outros eventos, como a Semana de Ciência e Tecnologia na Fiocruz, em outubro de 2020.

Cynthia ressalta que os jogos desenvolvidos abordam questões de saúde em diferentes âmbitos, tendo o contexto de isolamento social como tema geral. Para construí-los, segundo ela, os estudantes selecionaram um recorte de seu interesse dentro do tema geral, fizeram pesquisas em fontes confiáveis, aprenderam a manejar a plataforma FazGame, refletiram sobre narrativas interativas, produziram roteiros, textos, imagens e configuraram as conexões entre os elementos para produzir os jogos digitais. “Foram realizados encontros coletivos semanais para apoio ao desenvolvimento dos jogos, nos quais as ideias, produções e decisões individuais eram compartilhadas e recebiam contribuições dos colegas e educadores”, explica a professora-pesquisadora.

O projeto

O FazGame é um projeto de criação colaborativa de jogos digitais narrativos durante a pandemia por Sars-CoV-2, que tem como objetivo promover a saúde, divulgar formas de prevenção da Covid-19 e divulgar a ciência por meio da criação de narrativas interativas. “O projeto buscou também constituir espaços de interação, aprendizagem e ressignificação de vivências, além de possibilitar oportunidades de letramentos em jogos digitais e outros recursos de expressão de forma colaborativa”, afirma Cynthia.


Conheça os jogos

"Um dia de pandemia" - Matheus Pires Esteves (2º Biotecnologia)

https://www.fazgame.com.br/published_games/1899

"Olívia in Quarantine" - Luiza Fabiana Fernandes Azevedo (3º Biotecnologia)

https://www.fazgame.com.br/published_games/2037

"Rotina de Quarentena" - Luan Avelino Barbosa (4º Biotecnologia), Mario Teixeira Esteves Junior (4º Gerência em Saúde) e Wallace Leonardo Lago Nogueira (4º Biotecnologia)

https://www.fazgame.com.br/published_games/1876

"Um olhar sobre o cotidiano" - Julio Silvestre de Moraes (4º Biotecnologia)

https://www.fazgame.com.br/published_games/1934

"Breaking Quarantine" - Brenno Pinheiro Costa Alexandrino (1º Biotecnologia), Lean Gabriel Carvalho da Silva (1º Gerência) e João Pedro Dos Santos (1º Biotecnologia)

https://www.fazgame.com.br/published_games/1947

"Fault" - Letícia dos Santos Guedes (2º Biotecnologia)

https://www.fazgame.com.br/published_games/2039