Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Projeto Respiro lança site

A ideia é que a página na internet seja um espaço de apoio-investigação para profissionais de saúde
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 31/03/2022 12h44 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

Já está no ar o site do projeto “Respiro – Projeto de investigação e apoio aos trabalhadores de saúde na pandemia: (co)movendo a vida entre (ultra)penosidades e (re)existências”. Coordenado pela vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Monica Vieira, e pela pesquisadora da ENSP/Fiocruz, Eliane Vianna, a iniciativa foi criada como um espaço de apoio-investigação para profissionais de saúde. “Nosso principal desafio é investigar e, ao mesmo tempo, apoiar os trabalhadores de saúde. Nossa proposta com o site é atuar como um espaço de divulgação das atividades do projeto, construído a partir da relação colaborativa com os profissionais da saúde e a comunidade”, ressalta Monica.

De acordo com ela, a aproximação com os trabalhadores da saúde é feita por meio do olhar sobre as suas narrativas, disponibilizadas nas redes sociais, nas entrevistas e nos fóruns e eventos públicos do projeto; do acompanhamento de seus processos de sofrimento e (re)existência, realizado em rodas de cuidado e conversa conduzidas pelos pesquisadores; e do curso de formação profissional, com o objetivo de  constituir um espaço formativo de diálogo e troca entre os trabalhadores, que facilite a reflexão e o compartilhamento de conhecimento, sentimentos e vivências do mundo do trabalho em tempos de Covid-19.

No site, é possível conhecer o projeto e a equipe de pesquisadores que participam dele, além de visitar os chamados “assentamentos”, considerados os fundamentos existenciais, teóricos, éticos, metodológicos e da prática nos serviços de saúde. Segundo Eliane, o menu “Postagens” é destinado ao compratilhamento de resultados do projeto, no qual é possível acompanhar as atividades realizadas no âmbito da gestão do projeto e dos sete eixos de trabalho. “Esses eixos buscam junto com os trabalhadores da saúde reconstruir e construir os sentidos sobre o mundo e o trabalho, a escuta, as possibilidades de olhar para si e para o outro mais atentamente e fortalecer as redes de apoio”, explica Eliane.

Já em “Acervos”, estão registadas a memória dos eventos realizados ao longo dos dois anos de atividades e as referências bibliográficas utilizadas durante as produções textuais. “Diante da impossibilidade de seguir com as atividades presenciais por conta da pandemia da Covid-19, foram abertos espaços online para os trabalhadores da saúde se inscreverem nas rodas de conversa e cuidado e para realizarmos entrevistas individuais, promovidas pela equipe do projeto com a intenção de registrar relatos e experiências sobre o trabalho e a vida de trabalhadores da saúde”, acrescenta Eliane.

Para Monica, o desejo é que o espaço seja mais um lugar de acontecimentos extraordinários, pausas conscientes e necessárias para respirar e construir coletivamente as possibilidades de um novo modo de existir. "O site do Projeto Respiro é um convite para que os trabalhadores da saúde prossigam com o respiro no ciclo de criação compartilhada e da experiência da metodologia apoio-investigação”, conclui.

Sobre o Projeto

Aprovado, em 2020, no edital “Geração de Conhecimento – Covid-19 – Encomendas Estratégicas”, do Programa Inova Fiocruz, o projeto “Respiro – Projeto de investigação e apoio aos Trabalhadores de Saúde na pandemia: (co)movendo a vida entre (ultra)penosidades e (re)existências” é desenvolvido ainda em parceria com outros setores e laboratórios da Escola Politécnica e outras unidades da Fiocruz, como a Coordenação de Saúde do Trabalhador e o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Além disso, conta com parceiros externos para investigar também as repercussões da Covid-19 em Portugal, Canadá e aspectos que se destacam em países da América Latina.

 

Acesse o site.

tópicos:

Leia mais

Em parceria com a ENSP/Fiocruz, formação será oferecida para 30 trabalhadores com ensino médio ou graduação