Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Trabalho, Educação e Saúde adota novo sistema de submissão

Periódico científico editado pela EPSJV volta a receber artigos de todas as suas áreas temáticas
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 04/08/2021 15h53 - Atualizado em 01/07/2022 09h41

A revista científica Trabalho, Educação e Saúde (TES), editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) adotou, a partir deste mês, um novo sistema de submissão e gestão editorial de artigos científicos. Além disso, a TES voltou a receber textos que abranjam todas as suas temáticas. Dessa forma, esses artigos vão se somar àqueles até então recebidos, apenas sobre a Covid-19, decisão temporária tomada em 2020 para contribuir com o esforço inicial de entendimento e combate à pandemia.

O novo sistema de submissão e gestão editorial adotado pela TES é a versão 3.2.1.4 do Open Journal Systems (OJS), aplicativo de software livre, criado pelo Public Knowledge Project e lançado sob a licença GNU General Public License, que dá liberdade ao usuário de fazer modificações no programa. Segundo Fernanda Barcelos, assistente editorial da TES, OJS é uma ferramenta que permite o gerenciamento de todo o processo de submissão de manuscritos e do fluxo de trabalho editorial até a publicação dos artigos e edições on-line. “É um sistema editorial utilizado atualmente por mais de 10 mil revistas em todo o mundo e implementado e disseminado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) a partir de 2003. A adoção do OJS permitiu que as revistas brasileiras se adequassem aos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line, possibilitando assim a disseminação, divulgação e preservação de seus conteúdos”, explica.

Sobre o fato de a a revista ter voltado a receber textos de todas as suas áreas temáticas e não apenas artigos sobre a Covid-19, como vinha ocorrendo desde o início da pandemia, a editora científica da TES, Carla Martins, afirma que todas as temáticas buscam sempre ter o trabalho contemporâneo - suas configurações - como substrato fundamental para entender a educação, a saúde e suas políticas, tal como elas se apresentam na sociedade. “Além do processo de trabalho e da qualificação em saúde, poderia citar como temáticas da nossa revista, as políticas públicas e seus impactos sociais na educação e saúde; a relação entre racismo, gênero, educação e saúde; o universo da arte, saúde e formação humana; ou ainda as formas de organização dos trabalhadores da educação e da saúde. No entender de nossa linha editorial, a compreensão objetiva e científica da educação e da saúde exige explorar suas múltiplas mediações”, afirma.

Carla ressalta, entretanto, que, mesmo com a abertura para recebimento de novas temáticas, o coronavírus permanecerá, pelo menos por algum tempo, como uma questão central ao periódico. 

Tem artigo para submeter? Visite “Submissão on-line e acesso ao sistema”, no site da TES: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/

Para conhecer a lista de áreas temáticas, acesse: http://www.submissao.tes.epsjv.fiocruz.br/index.php/tes/politica