A Tecnologia Educacional está diretamente relacionada ao fazer educativo - à didática, ao projeto político-pedagógico e ao contexto social onde se insere.
Pensar o desenvolvimento e uso de tecnologias educacionais na perspectiva da formação profissional em saúde exige a ampliação do conceito de tecnologia na educação, percebendo-o para além de sua compreensão enquanto aparato - valorização técnico-instrumental que reduz seu entendimento ao meio físico utilizado no ensino.
O Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (Nuted) é um espaço interdisciplinar para a pesquisa e desenvolvimento de métodos, estratégias, instrumentos e recursos tecnológicos voltados para a criação de ambientes de aprendizagem na formação de trabalhadores no campo da Saúde Pública, na perspectiva da Educação Permanente.
O Nuted Atua na interface com os processos pedagógicos que incorporam em suas estratégias didáticas a utilização e/ou a produção de:
- materiais imagéticos - fotografias e vídeos
- tecnologias interativas em hipermídias (sites e hipertextos)
- materiais impressos: livros e textos de apoio
- construção de métodos e processos pedagógicos de formação profissional que contemplem metodologias ativas: trabalhos de campo, estudos de caso e estratégias de educação à distância