No campo da educação em saúde houve uma incorporação da tecnologia educacional com base numa concepção tecnicista nas décadas de 1970 e 1980, período marcado pelo interesse por novas tecnologias de ensino, principalmente pelos audiovisuais. Buscava-se adequar a linguagem à população-alvo para assim transferir informações e produzir modelos comportamentais. p;Neste contexto, se intensifica um movimento crítico da educação em saúde, apoiado no pensamento de Paulo Freire, que enfatizava a educação não como um instrumento de transmissão e adequação, mas como uma prática social, participativa e reflexiva.
Com o fortalecimento do movimento da reforma sanitária brasileira, o discurso positivista e cientificista que forma o modelo biomédico passa a ser fortemente questionado, na medida em que orienta uma visão reducionista do processo saúde-doença. A saúde é então afirmada numa perspectiva integral e como produto das relações sócio-econômicas, culturais e ambientais. No entanto, prevalecem práticas educativas tradicionais e uma visão fragmentada da saúde, individualista, curativista e hospitalocêntrica que marcam a disputa de diferentes projetos políticos no campo da educação em saúde, no contexto da reforma sanitária que tem como desafio a consolidação do Sistema Único de Saúde, universal, equânime e democrático.
Para redefinir as bases conceituais e práticas da saúde, a educação torna-se capital tanto no que tange a formação dos trabalhadores como no que se define como educação popular, uma educação política da população em defesa da saúde. Acerca da formação dos trabalhadores, a Educação Profissional em Saúde aparece na contracorrente do projeto hegemônico que prima por uma adaptação e conformação dos trabalhadores ao mercado de trabalho. Firmada num projeto de formação omnilateral, politécnica e integral, esta concepção situa a educação como uma prática constituída e constituinte das relações sociais, e a escola como um espaço de formação tecnológica capaz de aprofundar e dinamizar um projeto unitário que tem o trabalho como princípio educativo.
No âmbito deste projeto, o desenvolvimento de tecnologias de educação em saúde visa ampliar as possibilidades de inovação das ações pedagógicas e operar transformações no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo com a reconstrução das concepções e práticas de saúde. Por isso, o Núcleo de Tecnologia Educacional em Saúde (NUTED) assume a condição de lugar interdisciplinar de pesquisa, de ensino e de produção tecnológica, articulando as questões teórico-metodológicas da tecnologia educacional com a práxis docente e discente, aprofundando o estudo sobre as práticas de linguagem da arte p; gráfica, do cinema, da animação, da fotografia, da hipermídia, tendo como horizonte o incentivo da politecnia. Seu raio de ação atinge:
1. p;A produção intelectual da EPSJV/FIOCRUZ vinculada aos Laboratórios dirigidos pelos professores-pesquisadores.
2. p;Os assuntos temáticos na Área da Educação Profissional em Saúde.
3. p;A produção dos alunos nos processos educativos da escola.
Atualmente, o NUTED dirige sua atenção prioritariamente para duas áreas de produção tecnológica:
1. p;Produção Audiovisual
Sendo fiel à concepção politécnica, não cabe ao NUTED a mera transposição de conteúdos e reflexões produzidos externamente para formatos audiovisuais, como animações, vídeos documentários e ficcionais. É importante que se construa uma reflexão compartilhada, que não segregue nem hierarquize forma e fundo. O NUTED deve assumir, portanto, a função de mediar as relações dos professores-pesquisadores e dos alunos com essas tecnologias da informação, pensando metodologias e refletindo conjuntamente em cima dos produtos obtidos.
Embora a produção de imagens no mundo contemporâneo esteja se tornando algo absolutamente corriqueiro, não é tão abrangente a prática da reflexão e interpretação imagética fora de seus circuitos específicos. Se a interpretação textual é item obrigatório do currículo escolar, o estudo sistemático da imagem ainda não alcançou tal projeção, por mais que de imagens seja formado o cotidiano e o imaginário do homem contemporâneo. p; Como pólo de produção e reflexão imagética, o NUTED busca aprofundar, dentro da escola politécnica, a reflexão crítica da imagem, tendo em vista a construção de um olhar e, conseqüentemente, de uma produção contra-hegemônica.
2. p;Produção de Hipermídias
A utilização da hipermídia nos processos educacionais é mais uma iniciativa no sentido de combinar as orientações teóricas de aquisição do conhecimento com as novas possibilidades de tecnologias.
Estudos sobre a memória humana demonstram que as pessoas relacionam conhecimentos novos e antigos enfatizando as diferentes formas de ligação entre os conhecimentos, ou seja, um modelo “não linear” da memória humana na aquisição das informações. Então, tem-se que a característica da memória humana são os relacionamentos entres os conhecimentos e não somente o armazenamento ou recuperação dos fatos. A hipermídia se adapta a este modelo de memória e por isto sua utilização nos processos educacionais por meio de forma interativa: ao clicar em um botão, o computador responde mostrando uma imagem, um vídeo ou um som, por exemplo.
Segundo Jacobs, citado por Struchiner p;existem dois modelos que procuram definir a construção do conhecimento como objeto de aprendizagem. O primeiro define a construção do conhecimento como a união de várias partes fragmentadas, de forma ordenada, que unidas caracterizam o conhecimento. O segundo já enfatiza o sentido holístico do conhecimento e suas características de interconectividade e de interdependência entre domínios. Ou seja, uma forma não linear de recepção do conhecimento, característico da hipermídia, situação em que o aluno não é um simples receptor de conhecimentos e experiências do professor, mas assume a sua não linearidade no processo de construção do conhecimento. p;Com esta possibilidade de aprendizado os alunos são levados a desenvolver estratégias de pensamento diferenciadas para construir seu conhecimento.
E esse aspecto que motiva e faz necessário desenvolver ferramentas de hipermídia que possuam estratégias em que o aluno enfrente situações de novas aprendizagens. No entanto “É imprescindível que o sistema possua ferramentas que permitam o processo mental próprio das atividades criativas e que são extremamente importantes para a formação do indivíduo”.
Porém é preciso destacar que, mesmo disponibilizando várias ferramentas e recursos nem sempre todos são utilizados enquanto os outros permanecem em desuso. A disponibilização de ferramentas e sua interface só funcionará se o desenvolvimento da hipermídia estiver baseado em um estudo do seu usuário. Precisam ser analisados de acordo com cada necessidade e adequar ao seu usuário, no caso o aluno.
Todas estas características e potencialidades encontram-se articulados com o modelo de ensino em que o aluno tem autonomia no processo de aprendizagem, deixando de ser apenas um receptor das informações oferecidas pelos professores.
Como um espaço interdisciplinar, o NUTED atua na interface dos projetos educativos da EPSJV, incentivando a inovação das estratégias educativas no campo da saúde, articulando as tecnologias de ensino com a organização tecnológica do trabalho, formando professores e alunos para produção de novas tecnologias, desenvolvendo tecnologias apropriadas às diferentes modalidades de ensino e áreas temáticas da Educação Profissional em Saúde.