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Análises Institucionais e Contribuições Sociológicas sobre a Política de Iniciação Científica na Educação Básica do CNPq

A pesquisa busca reconhecer o campo da iniciação científica na educação básica no país, por dois movimentos de investigação. O primeiro se propõe a inventariar, organizar e explorar a produção acadêmica sobre iniciação científica no ensino médio, através da consulta continuada ao Banco de Teses da CAPES e dos repositórios Scielo e Redalyc. O segundo se propõe a reconhecer especificamente o PIBIC-EM/ CNPq, em sua dinâmica institucional nos anos de 2010 a 2020. Tem sido possível perceber em cada ano ou em períodos, a variação numérica de instituições por estado e região, a concentração e a dispersão de bolsas por tipos de instituições diferenciadas e por regiões e estados, além da intermitência da participação de cada uma e do conjunto de instituições. A esse movimento de pesquisa se segue outro que se propõe a caracterizar o "contexto material" das instituições participantes do PIBIC-EM, noção que tem referência nos “estudos de laboratório”, estudos etnográficos das ciências que supõem o pensamento científico como expressão de trabalho manual (LATOUR, 1987, p.82) e reivindicam o exame “das mãos, dos olhos e do contexto material dos que sabem” (idem, p.83), para análises sobre as ciências (LATOUR e WOOLGAR, 1997).

Coordenação: 
Rosa Maria Corrêa das Neves (rosa.neves@fiocruz.br)