Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Pesquisas em Andamento

(Co)movendo a vida com mulheres e meninas na saúde: fortalecendo laços de cuidado entre trabalhadoras e usuárias na atenção primária nos pós pandemia

Este projeto foi selecionado pela Chamada 10/2022, do Programa Inova COVID-19 longa e recuperação pós-pandemia, da Fiocruz. Trata-se de uma proposta de interação entre trabalhadoras e usuárias da atenção primária em saúde (APS) para fortalecer laços de cuidado no pós-pandemia. Mulheres que são maioria entre os trabalhadores da saúde e entre as usuárias da APS.

Problematizando os processos avaliativos na Formação Técnica

O processo de pesquisa foi iniciado em 2019 com revisão bibliográfica favorecida pelo próprio movimento de construção do projeto e com os primeiros contatos com a Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza (ETE) visando a constituição de uma parceria para o desenvolvimento do mesmo. Tem-se como objetivo geral da pesquisa problematizar práticas avaliativas desenvolvidas na educação profissional em saúde nos espaços de aprendizagem da prática profissional.

Jogos analógicos aplicados à saúde: revisão de protótipos criados com estudantes

Esta pesquisa tem como objetivo atualizar protótipos de jogos analógicos criados por estudantes e docentes do componente curricular Trabalho de Integração na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), a fim de favorecer seu uso como jogos aplicados e construir conhecimentos acerca da aplicação e avaliação de jogos aplicados à saúde. Professores e estudantes, com a mediação do design, criaram jogos que funcionam como “miniaturas” de sistemas sociais e vivências, refletindo criticamente sobre eles.

O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades

O projeto busca fomentar respostas de curto e médio prazo para o cuidado de idosos no contexto pandêmico e pós-pandêmico, através de estratégias que combinam ações de pesquisa, educação e mobilização social. A pesquisa consiste em um levantamento, por meio de metodologias qualitativas, de demandas e possibilidades locais, de programas e ações que possam ser implementados, com foco na ampliação do acesso a ações para o apoio ao cuidado de pessoas idosas.

Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: Uma abordagem integrada saúde-ambiente

O objetivo desta proposta de pesquisa é contribuir com a melhoria das condições de vida e saúde dos indígenas Munduruku e promover o aperfeiçoamento do trabalho desempenhado pelas equipes APS que atuam no DSEI Tapajós, no que tange à contaminação humana por mercúrio. Para tanto, serão ofertados cursos de atualização para as equipes APS e serão desenvolvidos recursos educacionais e de comunicação voltados às comunidades indígenas, seguindo os princípios da Educação Popular em Saúde.

Precarização da Atenção Primária à Saúde: Repercussões nos modelos de atenção e as estratégias de resistência dos trabalhadores

A pesquisa tem como objetivo analisar a precarização do trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS), tendo como foco as repercussões no modelo de atenção e as estratégias de resistência dos trabalhadores das equipes de Saúde da Família nos municípios do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e João Pessoa. Na primeira fase será feito um estudo exploratório e, na segunda fase, com metodologia de base qualitativa, participativa, em rede, serão realizadas entrevistas. A pesquisa tem a participação de pesquisadores de diversas instituições (Fiocruz, UERJ, UFRJ, USP, PUCRS, UFPB).

Arte, ciência e educação: processos formativos e iniciação científica no Ensino Médio

Os processos de indagação, pesquisa, investigação, sistematização e difusão constituem etapas fundantes do processo de construção do conhecimento e, sobretudo, de modos de compreender, pensar e indagar o mundo em que vivemos.