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Construindo trajetórias: uma análise de continuidades e mudanças na trajetória de egressos de Iniciação Científica de Ensino Médio na Fundação Oswaldo Cruz

A nossa hipótese é a de que a iniciação científica do Provoc e a do PTCC têm um sentido positivo mesmo para aqueles que mudaram de área ou buscaram temáticas e vivências diferentes. Este estudo pretende analisar como a experiência nestes programas de iniciação científica contribuíram para as escolhas feitas pelos egressos na vida profissional, focando nas continuidades e nas mudanças acadêmicas.

A pesquisa tem como objetivo principal analisar as continuidades e mudanças de áreas nas trajetórias de egressos que fizeram iniciação científica dentro do Programa de Vocação Científica (Provoc) e do Projeto Trabalho, Ciência e Cultural (PTCC).

Os egressos serão escolhidos pela coordenação do Provoc e a do PTCC para participar. A primeira fase, em andamento, de coleta de dados, envolve o convite para entrevistas individuais de dez (10) egressos do Provoc e do PTCC dos anos de 2010 a 2017. A segunda fase da coleta de dados compreende o envio de um questionário por e-mail a oitenta (80) egressos do Provoc e oitenta (80) do PTCC, dez de cada programa a cada ano, de 2010 a 2017, juntamente com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). A definição dos participantes para envio do questionário será feita por sorteio de modo a atingir dez egressos para cada ano de 2010 a 2017 em cada programa.

A proposta de um projeto colaborativo com Provoc e o PTCC fortalecerá pesquisadores, parceiros e interlocutores destes dois programas. A metodologia proposta de coleta de dados privilegia a primazia dos coordenadores dos dois programas, Provoc e PTCC, e dá voz aos egressos como interlocutores, tendo em vista que eles são os atores sociais com experiências identificadas como relevantes para a produção do conhecimento e para a construção de políticas públicas adequadas. Outra importante estratégia de comunicação e disseminação se dá pelas experiências e informações sobre programas de iniciação científica na educação básica através do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia.

Assista ao vídeo.

Coordenação: 
Isabela Cabral Felix De Sousa (isabela.felix@fiocruz.br)
Equipe: 

Ana Lucia De Almeida Soutto Mayor

Camila Xavier Da Silva

Caroline Kelly Gonçalves Sousa

Cassia Dos Santos De Carvalho

Claudio Gomes Ribeiro

Cristiane Nogueira Braga Percini

Flavia Coelho Ribeiro

Maria Elisa Lima Erbe

Maria Emília Souza Boueri Rossigneux

Monica Mendes Caminha Murito

Rosa Maria Correa Das Neves

Telma De Mello Frutuoso

Bruna Navarone Santos,

Cláudia Suely Rosa Marapodi

Bruna Furriel Dantas