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Joaquim Venâncio e os Lutz: Passado e Presente das Relações de Trabalho na Fiocruz

Dentre os muitos silêncios que pairam sobre a trajetória de Joaquim Venâncio, estão as relações que mantinha com a família Lutz, Adolpho e Bertha, pai e filha. Já se sabe que estes vínculos mantinham uma tradição fortemente hierarquizada, apoiados por uma herança escravocrata e uma lógica de benevolências carregada de contradições que pressupunham formas de exploração do trabalho, atravessadas por questões de raça, gênero e classe. Olhar para esta particularidade da trajetória de Joaquim Venâncio é uma oportunidade de escovar a história a contrapelo, buscando compreender aspectos oriundos dessas relações que insistem em permanecer quando observamos os atuais trabalhadores técnicos da saúde: expostos a precarização do trabalho e a relações sociais determinadas por uma hierarquização de saberes e subordinação de suas práticas que impactam trajetórias de vida e trabalho. É um exercício de nos colocar diante dos enfrentamentos, dilemas e desafios que também nos constituem enquanto pesquisadores do campo da Educação Profissional em Saúde, para conhecer outro ponto de vista da história institucional da Fiocruz

O objetivo do projeto é o de compreender e analisar aspectos de ordem intersecional presentes nas relações de trabalho entre Joaquim Venâncio, Adolpho e Bertha Lutz, personagens da história institucional da Fiocruz. Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório que prevê pesquisa documental e bibliográfica; entrevistas e oficinas com os atuais trabalhadores técnicos e pesquisadores da Fiocruz; oficinas com educadores do Museu da Vida/COC/Fiocruz, equipe da pesquisa e os trabalhadores técnicos para elaboração e validação de um plano de educação museal.

Entre os resultados esperados estão incluídos: Acervo de fontes documentais sobre a memória institucional do trabalho e dos trabalhadores técnicos da Fiocruz; novo módulo para a exposição virtual “Manguinhos de Muitas Memórias”; plano de educação museal integrado a ações e projetos educativos do Museu da Vida/Fiocruz e da EPSJV; artigo científico a ser publicado em revista indexada.

Assista ao vídeo.

Coordenação: 
Renata Reis Cornelio Batistella (renata.reis@fiocruz.br) e Fernanda do Nascimento Martins (fernanda.martins@fiocruz.br)
Equipe: 

Maycon Gomes Barbosa

Larissa Caetano Pereira Guedes