
Esta pesquisa tem como objetivo atualizar protótipos de jogos analógicos criados por estudantes e docentes do componente curricular Trabalho de Integração na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), a fim de favorecer seu uso como jogos aplicados e construir conhecimentos acerca da aplicação e avaliação de jogos aplicados à saúde. Professores e estudantes, com a mediação do design, criaram jogos que funcionam como “miniaturas” de sistemas sociais e vivências, refletindo criticamente sobre eles. As narrativas, mecânicas e regras dos jogos buscaram espelhar questões atuais da sociedade e modos de funcionamento do SUS, que são de natureza complexa e têm passado por transformações consideráveis. A pesquisa será composta de 3 etapas: 1) revisão do material (conteúdo, pertinência, validade, mecânicas etc) com docentes e especialistas, pessoas com expertise e possíveis “aplicadores do jogo”; 2) levantamento de métodos e técnicas de avaliação de jogos e desenho da pesquisa com o público; 3) aplicação com o público e avaliação dos jogos na perspectiva da construção de sentidos.
Cynthia Macedo Dias (NUTED / EPSJV - Fiocruz)
Camila Furlanetti Borges (Laborat / EPSJV - Fiocruz)
Simone Goulart Ribeiro (Latec / EPSJV - Fiocruz)
Luan Avelino Barbosa (Unidade Campo Grande / UNISUAM)
Rafael Silva Cavalcanti de Albuquerque (Escola de Química / UFRJ)
Matheus da Silva Corrêa (UFBA)
João Vitor Léste (PUC-Rio)
Suiane Costa Ferreira (UNEB)
Guilherme Xavier (PUC-Rio)