
A pesquisa analisa o racismo institucional no SUS por meio de narrativas de trabalhadoras negras técnicas do SUS oriundas da EPSJV e de usuárias negras do SUS da Maré e de Manguinhos oriundas da EJA/EPSJV ou vinculadas à ONGs/movimentos sociais desses territórios. O suporte teórico-metodológico conjuga Análise de Discurso Materialista, História Oral de Vida, interseccionalidade e escrevivência.
Os objetivos principais são analisar e contribuir para o combate ao racismo direcionado às mulheres negras no SUS e fortalecer a intersecção entre o campo das Ciências Humanas e da Linguagem na sustentação do conceito ampliado de saúde.
A pesquisa tem como base entrevistas com mulheres negras usuárias e técnicas do SUS sobre suas memórias, experiências, vivências e projetos em torno do acesso e do cuidado em saúde e do racismo institucional, especialmente, em instituições públicas de saúde, para que a elaboração discursiva da memória sirva, antes de tudo, ao sujeito que a elabora. Consideramos, assim, a oralidade como prática discursiva fundada nas forças de determinação histórica. A primeira etapa da pesquisa prevê o planejamento das entrevistas. A segunda, a preparação da/para as entrevistas e a realização delas. As etapas seguintes preveem a transcrição, a textualização e a transcriação e, por fim, a análise dos depoimentos.
Os produtos dessa pesquisa envolvem a elaboração de 1 podcast, de 2 infográficos e de 1 e-book. Os resultados esperados são visibilizar/problematizar as formas de manifestação do racismo institucional que afetam as mulheres negras no cotidiano do acesso/cuidado em saúde no SUS; visibilizar as expectativas das mulheres negras sobre o acesso/cuidado em saúde. Nosso compromisso com produtos/resultados dessa pesquisa gira em torno da produção de conhecimento numa relação dialética com as tecnologias disponíveis, sem ceder às exigências de que a ciência, tomada como informação e não como conhecimento, é apenas mais um produto disponível do mercado das invenções tecnológicas.
Assista ao vídeo.
Camila Mourão Dias
Fernanda do Nascimento Martins
Jéssica Gonçalves Lima
Jonathan Faria Ribeiro de Moura
Nathália da Rocha Corrêa Barros
Priscila Fernandes da Silva
Valéria Fernandes Carvalho