Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

“Tenho uma Imagem, logo existo” - Padronização na maneira de ver e representar a realidade a partir das imagens na rede social instagram dos alunos da EPSJV/Fiocruz

O objeto desta pesquisa é o mapeamento e a identificação de padrões nas imagens compartilhadas na rede social Instagram e como isso modifica a maneira de ver e representar a realidade. A partir desse diagnóstico e análise objetiva-se a construção de possibilidades e metodologias educativas no ambiente escolar que possam problematizar e potencializar novas produções de imagens pelos alunos, fazendo-o entender a problemática a partir da sua realidade social e como essas “novas” imagens permitem uma possibilidade de formação e contestação política da realidade social do próprio aluno. A análise tem como referência a concepção de formação politécnica na sua perspectiva cultural de formação.

O diagnóstico será realizado a partir de uma metodologia qualitativa de análise imagética de fotos em perfis de alunos do Curso Técnico de Ensino Médio da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). A pesquisa tem como categorias a cultura, a política e a educação na perspectiva da politecnia em diálogo com categorias da análise de imagens. As imagens coletadas, em perfis abertos da rede irão compor um quadro de análise e compreensão das mediações propostas pelas imagens.

Após realizado a metodologia de análise imagética das fotos será realizado entrevistas com os alunos selecionados a partir das imagens identificadas dentro a partir da problemática da pesquisa. As perguntas têm como objetivo o entendimento dos motivos da produção e compartilhamento da fotografia.
Essas entrevistas serão gravadas e irão compor a produção de um documentário como produto da pesquisa. A pesquisa será submetida ao Conselho de Ética da escola e a captação das imagens nas entrevistas será realizado a partir da autorização de imagens dos responsáveis dos alunos. O resultado que se pretende é a compreensão das mediações sociais que acarretam a publicação de imagens nas redes e de como elas padronizam a maneira de ver e reproduzir a realidade.

Assista ao vídeo.

Coordenação: 
Gregório Galvão de Albuquerque (gregorio.albuquerque@fiocruz.br)
Equipe: 

Ariadna Patrícia Alvarez

Gabriela da Rocha Corrêa

Evelyn Abreu de Amorim

Hugo Rodrigues Marins

Fabio Lucas de Oliveira Silva

Francisco de Assis Menezes Vignolo Lucas

Larissa do Espirito Santo Alvim

Pedro Henryque Amorim Gabina Dias 

Gabriela Da Rocha Corrêa

Thais Cristina da Silva Ramalho

Tuany Bazilio Vieira Leonardo