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Educação profissional em Radiologia: estudo de materiais didáticos

A Educação é um processo sistemático e intencional que visa a aquisição de conhecimentos, habilidades e valores essenciais para o desenvolvimento pessoal. Ela oferece conhecimentos teóricos e práticos que capacitam os indivíduos a enfrentar desafios tanto profissionais quanto sociais. Freire (2001) relaciona a prática educativa à prática social, defendendo que a educação deve ser libertadora e crítica, preparando os indivíduos para transformações sociais por meio do trabalho consciente. Ao longo dos anos, profissionais da educação têm lutado contra desigualdades que restringem o conhecimento a poucos. A Educação Profissional surge como uma resposta a isso, buscando integrar ciência, cultura e sociedade, preparando os estudantes para o mercado de trabalho e a participação ativa na sociedade. A legislação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, reforça esse objetivo ao associar a educação profissional à formação para a sociedade. No entanto, o processo pedagógico enfrenta desafios, especialmente em relação à disponibilização de materiais didáticos. Assim, o objetivo este trabalho procura pesquisar materiais didáticos para a formação na área de Educação Profissional em Radiologia. Averiguando os tipos de materiais existentes em Educação Profissional em Radiologia e a partir daí analisar os materiais coletados a partir dos seguintes critérios: clareza e objetividade; organização lógica e estruturada; relevância e atualização; adequação ao público a que se destina; contextualização e aplicação prática; interatividade; exercícios de avaliação; reflexão crítica; acessibilidade; e coerência com os objetivos educacionais propostos. Para isso, utilizaremos como metodologia experiências pregressas já realizadas na EPSJV sobre a produção de materiais didáticos, buscando analisar os materiais didáticos como artefatos culturais que trazem uma historicidade, uma determinada concepção de mundo. A análise e o questionamento sobre como esses artefatos culturais se apresentam, trazendo uma determinada concepção sobre a formação dos trabalhadores técnicos em saúde nos possibilita constituir uma abordagem crítica sobre a Educação, a Saúde e o Trabalho, contribuindo para a desnaturalização da lógica perversa que constrói o sistema capitalista, que alienam os trabalhadores de seu trabalho, destituindo-os de seu processo de produção do conhecimento.

Coordenação: 
Sergio Ricardo de Oliveira (sergio.ricardo@fiocruz.br)
Equipe: 

Sergio Ricardo de Oliveira

Anakeila de barros Stauffer

Raphael de Oliveira Santos

Ingridh Lima Pinto da Costa