Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Curso de Formação Inicial e Continuada

Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde

Objetivos: 

Formar profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial, os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, lideranças comunitárias e integrantes dos movimentos sociais de diferentes territórios do Brasil, tendo como referencial político-pedagógico a Educação Popular em Saúde. 

 

Descrição: 
O EdPopSUS está estruturado da seguinte forma: 17 encontros de 8 horas cada e 6 atividades nos territórios também de 8 horas cada. Os encontros são semanais e intercalados pelas atividades nos territórios. O curso tem duração aproximada de quatro meses.
Para saber mais sobre o currículo do EdPopSUS acesse o Livreto 
Carga Horária: 
184
Número de Vagas: 
35
Titulação: 

Ao final do processo formativo serão certificados os educandos que obtiverem 75% de frequência e atingirem média final 6,0.

Coordenadores: 

Grasiele Nespoli
Itana Suzart Scher
Marcia Cavalcanti Raposo Lopes
Mônica Marxsen de Aguiar Rocha Coutinho

 

Público-Alvo: 

ACS,ACE e Lideranças Comunitárias.

 

Mais Informações: 

O curso Educação Popular em Saúde, o EdPopSUS, é uma das estratégias de implementação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (Pneps-SUS) que, desde 2013, vem formando trabalhadores, principalmente Agentes Comunitárias de Saúde e Agentes de Endemias, e lideranças comunitárias para atuarem nos territórios de atenção básica à saúde na construção do direito à saúde e do cuidado integral.

Foram realizadas duas edições do EdPopSUS de 2013 a 2023. Agora estamos lançando sua terceira edição, revisada, com novo currículo e material educativo. O EdPopSUS tem por objetivos: promover o reconhecimento e aproximação dos educandos aos referenciais teóricos, práticas e metodologias da Educação Popular em Saúde; incentivar os educandos a desenvolverem práticas de educação popular em saúde de forma coletiva, que levem ao fortalecimento da mobilização comunitária, com reconhecimento e valorização das memórias, culturas, lutas políticas, dos saberes tradicionais e populares de vigilância, atenção e cuidado e da diversidade presente nos territórios; fortalecer o direito à saúde, a democracia, a equidade e a soberania popular na defesa do SUS e de seus princípios; produzir encantamentos e admiração do mundo no sentido de transformá-lo a partir de ações territoriais que tenham como horizonte o cuidado integral e a defesa da vida.