Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV continua retomada gradual das aulas presenciais

Estudantes do 2º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde integrado ao Ensino Médio e do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos voltaram ao ensino presencial
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 15/10/2021 11h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h41

Os estudantes do 2º ano do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde integrado ao Ensino Médio (CTNMS) da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) voltaram ao ensino presencial no dia 14 de outubro. No dia anterior, aconteceu o retorno das turmas do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde o início da pandemia, os estudantes estavam apenas em aulas remotas. No ensino médio, as turmas do 4º ano já tinham voltado no dia 1º de setembro, assim como as turmas do Fundamental Inicial I e II da EJA. O 3º ano retornou no dia 21 de setembro, assim como as turmas do Fundamental III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O professor-pesquisador da EPSJV, Flávio Paixão, acredita que depois de tanto tempo longe, os alunos podem ressignificar o espaço escolar. “Eu espero que essa pandemia consiga oferecer aos estudantes a lembrança de que a sala de aula é um bom espaço para ser utilizado, caso seja entendido da maneira correta, e que todos possam sair desse espaço um pouco melhores do que quando entraram”, afirma.

Flávio destaca ainda a parceria que foi criada entre professores e estudantes ao longo do ensino remoto. “Muitos que estavam sorrindo para mim com os olhos hoje, presencialmente, já estavam sorrindo para mim há quase dois anos remotamente. Isso é uma sorte”, comemora. A professora-pesquisadora Nathália Barros corrobora: “No primeiro dia de aula presencial do 2º ano, sem dúvida, o maior ganho foi na interação com os estudantes. É muito importante que eles entendam que a responsabilidade nesse processo de retorno ao presencial é compartilhada por todos”.

Para o estudante Caio Fernandes, do 2º ano da habilitação de Análises Clínicas, é muito gratificante voltar com segurança e poder rever os colegas de turma. “É muito bom poder vê-los ao vivo e não somente na telinha do celular. Admiro o cuidado da EPSJV com todos os protocolos e me sinto seguro em voltar presencialmente ao espaço escolar”, comemora. A estudante Natália Mendonça, da mesma turma, concorda: “Estou empolgada, porque é muito melhor aprender em conjunto, com nossos colegas, e o ensino remoto já não estava mais sendo tão produtivo para mim”.

A estudante Ashley Cristina, do 2º ano da habilitação de Biotecnologia, também está feliz com a volta. “É muito bom estar de volta depois desse tempo todo. A EPSJV tem uma estrutura muito boa para recepcionar os alunos nessa situação tão delicada”, comenta. “É legal estarmos todos juntos, com os cuidados que esse momento difícil requer”, acrescenta Ana Caroline, estudante do 2º ano da habilitação de Gerência em Saúde. 

Na visão da professora-pesquisadora Renata Sodré, uma das coordenadoras da EJA na Escola, foi uma alegria ver a escola pulsando vida outra vez. “Os corredores com os alunos se deslocando de um lado para outro. Alunos por todos os lados! Com a EJA funcionando com todas as turmas presencialmente, já na terceira etapa do plano de transição ao presencial, foi necessário manter redobrada a atenção aos cuidados: uso de máscara, distanciamento, uso correto da ventilação no espaço da sala", conta. E finaliza: “Poder voltar ao presencial é como ter de volta a vida que ficou em pausa durante todos esses meses de afastamento. A escola é lugar de socialização, de troca, de compartilhamento e ter vivenciado por muito tempo os corredores vazios me deixou desesperançosa, algumas vezes. Hoje, a escola com tantas vozes ecoando por todos os cantos, me fez voltar a acreditar que há vida".